Whatsapp
Em 17/05/2021 08h54 , atualizado em 17/05/2021 08h55

UFRGS abre inscrições do Vestibular 2021/1 via seleções anteriores e Enem

Notícias

Interessados podem se inscrever até 30 de maio. Oferta para o primeiro semestre é de 2.562 vagas. Por Lorraine Vilela Campos
Crédito da foto: SECOM/UFRGS
Crédito da foto: SECOM/UFRGS
Crédito da Imagem: SECOM/UFRGS
PUBLICIDADE

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) abriu nesta segunda-feira, 17 de maio, as inscrições do Processo Seletivo 2021/1. Os interessados podem se inscrever até o próximo dia 30 e a taxa é de R$ 40.

Faça sua inscrição

Por causa da pandemia de Covid-19, a UFRGS optou por realizar o Processo Seletivo 2021/1 para preencher as vagas do primeiro semestre que seriam oferecidas por meio do Vestibular. Os candidatos serão avaliados pelas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou notas de provas anteriores da universidade. 

  • Enem: o candidato pode se inscrever com as notas de qualquer edição do Enem de 2017 a 2020, sendo necessário o mínimo de 450 pontos em cada uma das provas objetivas e 500 na redação.
  • Vestibulares anteriores: o candidato pode se inscrever com as notas dos vestibulares da UFRGS de 2017, 2018, 2019 ou 2020, desde que não tenha sido eliminado. 

Isenção

Não haverá novo prazo para pedidos de isenção. Estão isentos do pagamento da taxa de R$ 40 os candidatos de baixa renda que foram beneficiados com gratuidade em fevereiro. Veja aqui o resultado

Os isentos terão que se inscrever normalmente no processo seletivo e, ao final do cadastro, terão a participação confirmada sem que seja gerado boleto. 

Habilidades Específicas

O curso de Música é o único com provas de habilidades específicas. O candidato tem duas opções para a habilitação:

A) Aproveitamento da aprovação da habilitação na mesma modalidade/instrumento de edições anteriores do Vestibular;
B) Realização de prova virtual: envio de vídeo de 2 a 4 de junho, conforme orientações do Manual do Candidato.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os candidatos ao curso de Música podem escolher uma segunda opção de graduação para o caso de reprovação na prova de habilitação. 

Resultado

A UFRGS divulgará o resultado preliminar do Processo Seletivo 2021/1 até 19 de junho, o qual terá uma lista de classificados. 

O resultado final da seleção será publicado em 23 de junho e o envio virtual da documentação de matrícula começará no dia 24 seguinte. 

Vagas

A UFRGS destina para o primeiro semestre 2.562 vagas, sendo a metade para estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas. 

De acordo com a UFRGS, não haverá divisão de vagas entre ingresso via Enem e por notas dos vestibulares, já que as pontuações serão ponderadas para que seja feita a classificação dos candidatos. 

Vestibular no segundo semestre

A expectativa é de que o Vestibular 2021 seja aplicado para o ingresso em vagas do segundo semestre. No entanto, a realização das provas dependerá da situação da pandemia no Rio Grande do Sul. 

A UFRGS deseja realizar as provas para que quem não fez nenhum vestibular anterior ou o Enem também possa ingressar na universidade. 

Caso não seja possível aplicar provas para o segundo semestre, o preenchimento das vagas disponíveis será também pelo Enem e vestibulares de anos anteriores. 

Mais informações pelo site da UFRGS, no edital e pelo Manual do Candidato.

Relacionados
As inscrições do Vestibular de Inverno 2021 da UCPel estão abertas. Seletiva é gratuita.
A UFRGS liberou hoje, 02/07, o 1º chamamento do Vestibular 2021/1. Veja os aprovados!
O resultado da isenção do Vestibular 2021 da UFRGS está disponível. Recursos serão recebidos até as 23h59 desta quarta-feira, 24 de fevereiro, pela internet.
O resultado da seleção 2021/1 via Enem e provas anteriores da UFRGS está disponível. Veja os aprovados!
A UFRGS utilizará o Enem e provas anteriores para ingresso no 1º semestre. Vestibular 2021 só será realizado para vagas do 2º semestre, se possível.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES