UFRGS encerra inscrições do Vestibular 2021/1 via Enem e provas anteriores

Prazo termina neste domingo, 30 de maio. Seleção preencherá 2.562 vagas, sendo metade para cotistas.
Em 30/05/2021 01h00 Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da foto: SECOM/UFRGS
Crédito da foto: SECOM/UFRGS
Crédito da Imagem: SECOM/UFRGS
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) encerra neste domingo, 30 de maio, as inscrições do Processo Seletivo 2021/1. A taxa para participação é de R$ 40.

Faça sua inscrição

Apenas os candidatos que já tinham sido contemplados com a isenção em fevereiro é que estão dispensados do pagamento da taxa de inscrição. A UFRGS não abriu novo período para solicitações. 

Seleção

A UFRGS optou por não aplicar provas para o preenchimento das vagas do primeiro semestre, por isso, os candidatos precisam escolher entre o aproveitamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou o uso das notas de vestibulares anteriores da universidade. Veja:

- Enem: o candidato pode se inscrever com qualquer edição do Enem de 2017 a 2020, sendo necessário o mínimo de 450 pontos em cada uma das provas objetivas e 500 na redação.

- Vestibulares anteriores: o candidato pode se inscrever os vestibulares da UFRGS de 2017, 2018, 2019 ou 2020, desde que não tenha sido eliminado. 

  • Habilidades Específicas

Somente o curso de Música tem a prova de habilidades específicas como etapa da seleção. A UFRGS possibilita ao candidato duas opções:

A) Aproveitamento da aprovação da habilitação na mesma modalidade/instrumento de edições anteriores do Vestibular;
B) Realização de prova virtual: envio de vídeo de 2 a 4 de junho, conforme orientações do Manual do Candidato.

Os candidatos que concorrem ao curso de Música podem escolher uma segunda opção de graduação para o caso de reprovação na prova de habilidades específicas. 

Resultado

A lista de classificados que constituirá o resultado preliminar do Processo Seletivo 2021/1 da UFRGS sairá até 19 de junho.

Já o resultado final é esperado para 23 de junho. Os aprovados terão que enviar a matrícula a partir do dia 24 seguinte.

Vagas

A oferta da UFRGS para o primeiro semestre letivo de 2021 é de 2.562 vagas, sendo a metade para estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas. 

A UFRGS informa que não haverá divisão das oportunidades entre Enem e Vestibulares anteriores. As pontuações dos inscritos serão ponderadas para que seja feita a classificação dos candidatos. 

Vestibular do segundo semestre

A UFRGS pretende realizar o Vestibular 2021 no segundo semestre. Caso haja a seleção, as provas preencherão as vagas do semestre letivo 2021/2. 

De acordo com a universidade, as provas serão realizadas apenas se a situação da pandemia de Covid-19 permitir. O objetivo da aplicação de uma seleção própria é permitir que candidatos que não fizeram o Enem ou vestibulares anteriores também possam entrar na UFRGS. 

Se não for possível realizar o Vestibular no segundo semestre, o preenchimento das oportunidades também será pelo Enem e provas anteriores da universidade. 

Mais informações pelo site da UFRGS, no edital e pelo Manual do Candidato.