Vestibular 2021: UFRGS utilizará Enem e provas anteriores para ingresso no 1º semestre

Provas presenciais só serão realizadas, se possível, para preencher vagas do 2º semestre letivo.
Em 23/04/2021 11h31 , atualizado em 23/04/2021 11h32 Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da imagem: SECOM/UFRGS
Crédito da imagem: SECOM/UFRGS
Crédito da Imagem: SECOM/UFRGS
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) anunciou o uso do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e notas de processos seletivos anteriores para preenchimento de vagas do primeiro semestre que seriam oferecidas pelo Vestibular 2021. 

De acordo com a UFRGS, o Vestibular 2021 será realizado, se possível, somente para ingresso no segundo semestre letivo. Para isso, as condições sanitárias devem estar favoráveis para a aplicação de provas presenciais e um edital deve ser publicado com cinco meses de antecedência. 

Enem e edições anteriores

Os candidatos que fizeram qualquer edição do Vestibular da UFRGS de 2017 a 2020 terão suas notas consultadas por meio dos números de seus CPF. Segundo a universidade, haverá um novo cálculo da pontuação para que nenhum vestibulando seja prejudicado. 

Já para os candidatos que participaram de qualquer edição do Enem de 2017 a 2020 será aplicada a média de 450 pontos nas provas objetivas e 500 na redação. 

O edital com as novas datas do ingresso para o primeiro semestre ainda será divulgado pela UFRGS. Haverá, posteriormente, o regulamento da seleção excepcional. 

Provas para o segundo semestre

A UFRGS pretende aplicar as provas do Vestibular para o preenchimento de vagas do segundo semestre para que quem não fez nenhum processo seletivo anterior ou não participou do Enem tenha a oportunidade de ingressar na universidade. 

No entanto, se a situação desfavorável para a aplicação de provas presenciais permanecer, será adotado também o uso do Enem e de edições anteriores do Vestibular para que as oportunidades do segundo semestre sejam preenchidas. 

Habilidades Específicas

O curso de Música terá a prova de habilidades específicas realizadas de forma virtual. Também haverá possibilidade da utilização das notas dos vestibulares de 2017 a 2020. 

Redistribuição de Vagas

De acordo com a UFRGS, cursos com ingresso em apenas um semestre letivo poderão ter suas vagas redistribuídas para os dois semestres, adequando assim a oferta aos novos formatos de ingresso.