UFPR explica como será o Vestibular 2021 em fase única

A prova será composta por 60 questões objetivas e uma redação.
Em 30/04/2021 16h47 Por Adriano Lesme

Crédito da imagem: Marcos Solivan/Sucom UFPR
Crédito da imagem: Marcos Solivan/Sucom UFPR
Crédito da Imagem: Marcos Solivan/Sucom UFPR
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Nesta sexta-feira, 30 de abril, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) anunciou como será o Vestibular 2020/2021 depois que ficou definido que ele será realizado em etapa única. A prova está marcada para 18 de julho.

As duas fases do processo seletivo foram unidas em uma, que terá 60 questões objetivas, uma redução de 30% em relação ao número de questões da primeira fase, e uma redação valendo 30% do vestibular.

Nos cursos que tinham questões discursivas específicas na segunda fase, será dado um peso maior nas disciplinas da prova objetiva. Por exemplo, as questões de História e Sociologia terão peso maior para os candidatos ao curso de Direito. No caso dos cursos que exigem teste de habilidade específica, o Núcleo de Concursos (NC) vai divulgar em breve o que será feito.

Baixe as provas anteriores da UFPR

Tradicionalmente, na primeira fase os candidatos respondem, em um único dia, uma prova objetiva com 90 questões de conhecimentos gerais. Na segunda etapa, fazem em uma redação e respondem questões discursivas comuns a todos os cursos, no primeiro dia, e questões discursivas específicas, no segundo dia.

A UFPR não informou quando será divulgado o ensalamento do vestibular nem a data do resultado.

Pandemia

Segundo o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da UFPR, "a decisão levou em consideração a necessidade de alteração do modelo do processo seletivo diante do cenário de restrições e evolução do quadro epidemiológico da Covid-19 no Paraná, a expectativa dos candidatos em relação ao vestibular e a retomada do calendário acadêmico, com a definição do início do ano letivo 2021".

"Todo o esforço tem sido feito para que sejam usadas as mesmas diretrizes de vestibulares anteriores, mantendo o padrão e adequando o processo para uma única fase." (pró-reitora de Graduação e Educação Profissional da UFPR, professora Maria Josele Bucco Coelho)

Vestibular

Aproximadamente 30 mil candidatos estão inscritos no Vestibular 2021 da UFPR. Eles concorrem a 5.495 vagas em 127 opções de cursos oferecidos em Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina, Pontal do Paraná, Terra Roxa e Toledo.

As vagas são para ingressos no segundo semestre de 2021 e primeiro semestre de 2022, pois o calendário acadêmico da UFPR está atrasado. Metade das vagas é reservada para candidatos de escolas públicas (Lei de Cotas).

Mais informações no Guia do Candidato e no site do NC (Núcleo de Concursos).