UFPR divulga locais de prova do Vestibular 2020/2021

Mais de 39 mil candidatos estão inscritos na seleção. Provas serão aplicadas em fase única.
Em 09/07/2021 17h17 Por Giullya Franco

Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Crédito da Imagem: Marcos Solivan/Sucom UFPR
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Nesta sexta-feira, 9 de julho, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) liberou a consulta aos locais de prova do Vestibular 2020/2021, que será realizado no dia 18 de julho.

Consulte o ensalamento

Com 39.696 candidatos inscritos, o vestibular da UFPR ficou suspenso por alguns meses devido ao período de pandemia. Para possibilitar a aplicação da seleção, o formato foi alterado, e processo seletivo vai contar com apenas uma fase. Anteriormente eram duas etapas.

A aplicação da prova será das 14h às 19h30. Os portões de acesso serão abertos às 12h30 e fechados às 13h30 e os candidatos devem chegar com antecedência, usando máscara de proteção facial.

Os candidatos devem levar o comprovante de ensalamento, documento de identificação original com foto e caneta esferográfica de tinta preta.

Protocolo de Biossegurança

Além do uso obrigatório da máscara de proteção facial, a UFPR informou que haverá termômetros na entrada, álcool em gel e número reduzido de candidatos nas salas. O candidato também poderá levar o caderno de provas para casa, reduzindo o manuseio de papel.

Provas

O formato do vestibular terá uma redação e uma prova de Conhecimentos Gerais, com 60 questões objetivas de Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, História, Língua Estrangeira, Português, Literatura, Filosofia e Sociologia.

Como não haverá questões discursivas, cada questão objetiva terá peso variável, de acordo com o curso escolhido. Para os cursos que não previam nenhuma prova específica, cada questão objetiva de todas as disciplinas terá peso um.

A pontuação máxima para a prova de conhecimentos gerais é de 70 pontos e a da redação é de 30 pontos. O candidato que tiver nota zero em qualquer uma das provas será eliminado.

  • Habilidades Específicas

O curso de Música terá segunda fase, com uma prova teórica, no dia 19 de julho, e a prova prática será por envio de vídeo, no período de 19 a 21 de julho.

Já os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Produto não farão provas de habilidade específica neste vestibular.

Vagas e Resultado

A oferta da UFPR é de 5.383 vagas em 127 opções de cursos oferecidos em Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina, Pontal do Paraná, Terra Roxa e Toledo.

Das oportunidades, metade é reservada aos estudantes de escola públicas, de acordo com a Lei de Cotas, com percentual para autodeclarados pretos, pardos e indígenas.

O resultado deve ser liberado no dia 9 de setembro. As matrículas serão feitas de forma on-line e a data será divulgada em edital específico.

Para mais informações acesse o Site da UFPR ou consulte o edital.