Cotistas no Vestibular 2018/2019 da UFPR devem comparecer para banca de validação

A verificação será feita entre os dias 24 de setembro e 11 de outubro.
Em 24/09/2018 11h10 , atualizado em 16/10/2018 13h29 Por Rafael Batista

Crédito da Imagem: ufpr
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) liberou a lista de inscrições homologadas no Vestibular 2018/2019. Os mais de 10,9 mil estudantes que se inscreveram pelo sistema de cotas deverão comparecer às bancas de validação para garantirem a concorrência dentro das vagas reservadas.

Inscrições homologadas

As bancas para validação serão realizadas entre os dias 24 de setembro e 11 de outubro, nos locais e horários previstos em cada um dos editais específicos. Será necessário que os convocados compareçam munidos de um documento identidade e, quando exigido, da documentação comprobatória.

Veja os detalhes em cada um dos editais de convocação:

- Cotas Raciais (pretos e pardos);
- Pessoas com deficiência;
- Cotas Raciais (indígenas).

A previsão é de que o resultado da banca seja liberado no dia 17 de outubro. Caso o estudante não seja classificado para o sistema de cotas, ele segue inscrito no Vestibular, mas nas vagas de ampla concorrência.

Vestibular 2018/2019

As provas deste vestibular serão aplicadas em duas etapas, nos dias 21 de outubro e 25 e 26 de novembro. Segundo o Edital, o ensalamento para primeira fase do Vestibular será informado em 17 de outubro. 

Nessa primeira etapa, os vestibulandos deverão responder 90 questões objetivas de disciplinas do ensino médio. A UFPR divulgará os nomes dos classificados para a próxima etapa em 5 de novembro, já os locais de provas serão informados no dia 21 seguinte.

Já na segunda fase do Vestibular, haverá provas de Compreensão e Produção de Textos (três questões discursivas e redação), além de perguntas discursivas de disciplinas específicas aos cursos escolhidos pelos candidatos.

Veja provas e gabaritos de outras edições

Para os cursos de Música, Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico e Design de Produto será aplicada uma prova de habilidades específicas. Esta avaliação também será aplicada no dia 26 de novembro.

O curso de Matemática é o único que faz parte do Processo Seletivo Estendido (PSE). A graduação passa pelas duas fases gerais do Vestibular e os classificados são submetidos a uma terceira etapa específica, a qual tem o cronograma divulgado apenas em 2019.

Resultado e vagas

Ao todo, o Vestibular 2018/2019 da UFPR recebeu inscrições de 43.497 candidatos para 5.421 vagas oferecidas, sendo metade reservada para os cotistas. As oportunidades do Vestibular são para Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina, Pontal do Paraná e Toledo. 

A UFPR publicará o resultado do Vestibular em 2019. Mais informações no Edital ou no site do Vestibular.