UFLA anuncia mudanças no seu vestibular seriado, o PAS

Intenção é ampliar as oportunidades para estudantes das microrregiões de Lavras e São Sebastião do Paraíso.
Em 05/01/2022 16h32 Por Adriano Lesme

Campus de Lavras da UFLA
Campus de Lavras da UFLA
Crédito da Imagem: Divulgação UFLA
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) anunciou mudanças para o Programa de Avaliação Seriada (PAS) a partir da próxima edição. No ano passado, a instituição já havia informado que o vestibular seriado sofreria alterações, sem especificar quais.

As provas da 1ª e 2ª etapas passarão a ser aplicadas em um único dia, em vez de dois, como anteriormente. Os inscritos nessas etapas farão provas em um domingo, em finais de semana diferentes.

Com a aplicação de prova em apenas um dia, o número de questões foi reduzido de 80 para 60. Além disso, não haverá prova de redação nas duas primeiras etapas. A única redação exigida será a do Enem, na 3ª etapa.

Falando em Enem, o novo PAS seguirá o mesmo formato do exame nacional, dividindo as questões em quatro áreas: Linguagens e Códigos; Ciências Humanas; Ciências da Natureza; e Matemática. O objetivo é tornar o vestibular seriado mais próximo do Enem, cujas provas representam a 3ª etapa do PAS.

Por fim, a UFLA decidiu aplicar provas somente em Lavras e em São Sebastião do Paraíso, cujo campus iniciou as atividades agora em 2022. Antes, as provas eram realizadas em vários municípios de Minas Gerais.

Vagas

Até a edição de 2021, o PAS era responsável por preencher 20% das vagas nos cursos de graduação da UFLA. Agora, o porcentual aumentou para 35%. O ingresso, que antes ocorria apenas no primeiro semestre, passará a ocorrer também no segundo.

Os 65% de vagas restantes continuarão sendo preenchidos pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Mudanças

  1. Provas em um único dia (domingo);
  2. Diminuição de questões de 80 para 60 e fim da prova de redação;
  3. Adequação ao formato do Enem;
  4. Aplicação de provas somente em Lavras e São Sebastião do Paraíso;
  5. Ingresso nos dois semestres;
  6. Aumento de 20% para 35% das vagas.

Objetivos

A intenção da UFLA com essas mudanças é ampliar as oportunidades para os estudantes das microrregiões de Lavras e São Sebastião do Paraíso. 

“A UFLA manterá as oportunidades oferecidas pelo SiSU, cuja abrangência é nacional, e buscará abrir ainda mais oportunidades para a população sul-mineira.” (Ronei Ximenes Martins, pró-reitor de Graduação da UFLA)

Segundo a universidade, os estudantes que ingressam na UFLA pelo PAS têm uma evasão menor em relação aos que entram pelo SiSU.


Relacionados

Campus de Lavras da UFLA
UFLA (MG) libera resultado da 3ª etapa do PAS 2020
A UFLA (MG) divulgou o resultado da 3ª etapa do PAS 2020. Os aprovados farão matrículas entre os dias 15 e 18 de março, pela internet.
Notícias
Campus de Lavras da UFLA
UFLA (MG): inscrição para a 1ª e 2ª etapa do PAS 2023 já pode ser feita
A Universidade Federal de Lavras (UFLA) já começou a receber as inscrições para a 1ª e 2ª etapa do PAS 2023. Clique e saiba mais!
Notícias
Campus de Lavras da UFLA
UFLA realiza 2ª etapa do PAS 2020 amanhã (25) e domingo (26)
A UFLA realizará as provas da 2ª etapa do PAS 2020 neste fim de semana, dias 25 e 26 de setembro, no período da tarde.
Notícias
Campus de Lavras da UFLA
UFLA recebe pedidos de isenção da 1ª e 2ª etapa do PAS 2023
Prazo dos pedidos de isenção de taxa do PAS 2023 1ª e 2ª etapas da UFLA está aberto até 5 de setembro. Clique e saiba mais!
Notícias
Campus de Lavras da UFLA
UFLA recebe pedidos de isenção de taxa do PAS 2021
Universidade Federal de Lavras (UFLA), em Minas Gerais,  abriu o período para solicitar isenção de taxa de inscrição do Processo de Avaliação Seriada (PAS) 2021
Notícias
Campus de Lavras da UFLA
UFLA solta local de prova da 1ª etapa do PAS 2021
A Universidade Federal de Lavras (UFLA) divulgou na tarde de hoje, 13 de junho, os locais de prova da primeira etapa do Processo de Avaliação Seriada (PAS) 2021
Notícias
Campus de Lavras da UFLA
UPE muda programa para provas do SSA
A Universidade de Pernambuco (UPE) anunciou que mudou o programa de provas do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) para se adaptar ao novo ensino médio.
Notícias
Campus de Lavras da UFLA
Ufla abre inscrições da 3ª etapa do PAS 2020
As inscrições da 3ª etapa do PAS 2020 da Ufla foram abertas hoje, 18 de janeiro. Prazo vai até 8 de fevereiro.
Notícias