Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Instituição oferece cursos em Lavras e São Sebastião do Paraíso, no sul de Minas Gerais.
Por Jessica Gonçalves Pereira

Campus da UFLA
Campus da UFLA, em Lavras
Crédito da Imagem: Divulgação UFLA
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Fundada em 1908, sob o lema do Instituto Gammon: “Dedicado à glória de Deus e ao Progresso Humano”, a Escola Agrícola de Lavras, depois Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL) e, hoje, Universidade Federal de Lavras (UFLA) possui campus universitário com dezesseis departamentos didático-científicos, em uma área de mais de 600 hectares, sendo mais de 160 mil metros quadrados de área construída, proporcionando a infra-estrutura necessária para o ensino, a pesquisa e a extensão.

Recentemente, foi criado o campus de São Sebastião do Paraíso, com oferta de quatro cursos de graduação.

Campus Universitário: Caixa Postal 3037, Aquenta Sol - Lavras/MG. Telefone: (35) 3829-1122. Fax: (35) 3829-1558.

Campus Paraíso: Avenida Antônio Carlos Pinheiro de Alcântara, n° 855, Jardim Mediterranée - São Sebastião do Paraíso/MG

Tópicos deste artigo

Cursos

Lavras: Administração, Administração Pública, Agronomia, Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Direito, Educação Física (Licenciatura, Ed. Física e Esportes), Engenharia Agrícola, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Alimentos, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Materiais, Engenharia Florestal,  Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Filosofia, Física (Licenciatura), Letras, Medicina, Medicina Veterinária, Matemática (Licenciatura), Nutrição, Química (Licenciatura e Bacharelado), Sistema de Informação, Zootecnia.

São Sebastião do Paraíso: Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT), Engenharia Elétrica, Engenharia de Software e Engenharia de Produção

Ensino a Distância 

Administração Pública, Filosofia, Letras/Inglês (Licenciatura), Letras/Português (Licenciatura), Pedagogia (Licenciatura). 

Site: www.ceaduab.ufla.br

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Vestibular

A UFLA utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério único de seleção para 65% das vagas do primeiro e segundo semestres, ofertadas por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), e 35% das vagas são destinadas à 3ª etapa do PAS, também por meio do Enem.

Avaliação Seriada 

Possui o Processo de Avaliação Seriada (PAS). O candidato é avaliado ao final de cada série do Ensino Médio. A nota final é composta pela soma das três etapas, deste modo o candidato pode corrigir suas falhas e melhorar seu desempenho ao longo do processo.

Nas 1ª e 2ª etapas o candidato realiza provas objetivas, respondendo 60 questões em um único dia. As provas do PAS são aplicadas em Lavras e São Sebastidão do Paraíso. Não há critérios de eliminação nas duas primeiras etapas, o candidato somente acumula pontos.

A nota da 3ª etapa é o desempenho alcançado no Enem.   A escolha do curso se dará somente quando o estudante se inscrever na 3ª etapa. Nela o aluno fica sujeito aos mesmos critérios de eliminação do Vestibular. O ingresso é válido para ambos os semestres.

Cotas

Como a UFLA é uma universidade federal, ela é obrigada a cumprir o que determina a Lei e Cotas, ou seja, reserva metade das vagas para candidatos que fizeram todo o ensino médio em escola pública.

Site
www.ufla.br / Vestibular