Whatsapp
Em 27/09/2021 19h25 , atualizado em 27/09/2021 19h27

UFJF abre inscrições para o Pism 2022

Notícias

Candidatos da última etapa concorrem a mais de 2,3 mil vagas em 76 cursos, em Juiz de Fora e Governador Valadares. Por Adriano Lesme
Campus da UFJF em Juiz de Fora
Campus da UFJF em Juiz de Fora
Crédito da Imagem: Caique Cahon
PUBLICIDADE

Estão abertas a partir desta segunda-feira, 27 de setembro, as inscrições para o Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2022 da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O prazo vai até as 18h do dia 18 de outubro.

Podem se inscrever estudantes de todas as séries do ensino médio. No caso dos estudantes do 2º e 3º ano, devem ter feito as provas das etapas anteriores.

Faça aqui sua inscrição no Pism 2022

A taxa de inscrição é de R$ 120 para qualquer etapa, mas candidatos de baixa renda podem solicitar isenção até as 15h do dia 3 de outubro. Os pedidos de isenção podem ser feitos de duas formas: 

  1. CadÚnico: inscritos no programa do Governo Federal que possuam o Número de Identificação Social (NIS); 

  2. Lei 12.799/2013: candidatos com renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo per capita e que tenha cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública ou recebido bolsa integral em escola da rede privada.

Os resultados das solicitações de isenção da taxa de inscrição serão divulgados no dia 13 de outubro.

Atendimento especial

Os candidatos que precisam de algum atendimento especial para a realização das provas devem fazer a solicitação até o dia 18 de outubro. Eles devem anexar documentos digitalizados que comprovem a necessidade de atendimento especializado.

A UFJF também permite que transexuais, travestis, pessoas não binárias ou transgêneras usem o nome social no vestibular. Caso o candidato seja menor de 18 anos, o formulário deverá conter a assinatura dos pais ou responsáveis. O prazo para solicitar nome social vai até 18 de outubro.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Vagas

No Pism 2022 estão sendo oferecidas para os candidatos da 3ª etapa 2.303 vagas em 76 cursos de graduação, nos dois campi. Para o campus de Juiz de Fora são oferecidas 1.903 vagas em 66 cursos. No campus de Governador Valadares há 400 vagas em dez cursos.  

Metade das vagas é reservada para vestibulandos que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas. Dentro das cotas há vagas separadas para candidatos de baixa renda, pretos e pardos, indígenas e pessoas com deficiência. A UFJF também reserva vagas para surdos no curso de Letras-Libras.

Entenda a Lei de Cotas

Provas

As provas do Pism 2022 serão realizadas presencialmente, nos dias 5 e 6 de fevereiro, das 13h às 17h, para todos os módulos. A partir do dia 25 de janeiro os candidatos poderão acessar o comprovante definitivo de inscrição (CDI), que informa o local de prova.

Os inscritos nos módulos I e II terão que responder 20 questões objetivas e 8 questões discursivas em cada um dos dias. Para os candidatos do módulo III as questões discursivas aumentam para 10 e as disciplinas variam conforme o curso escolhido. 

Baixe as provas anteriores da UFJF

Os candidatos ao curso de Música também terão que fazer um teste de habilidade específica (THE) de maneira remota, por meio do envio de vídeos. No dia 22 de outubro a UFJF vai divulgar os trechos musicais para o THE. Os concorrentes devem enviar as provas entre 1º e 5 de novembro.

Resultado

As notas das provas da 3ª etapa do Pism serão divulgadas no dia 24 de março de 2022. O resultado final, com a lista de aprovados, sai no dia 31 de março. As notas das provas dos módulos I e II serão divulgadas no dia 17 de maio e o resultado final, em 26 de maio.

Mais informações no Edital do Pism 2022 ou no e-mail vestibular@ufjf.edu.br.

Relacionados
Prazo para se inscrever no Pism 2022 da UFJF termina às 18h desta segunda-feira, 18 de outubro.
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou uma tabela com as notas de corte do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) disponibilizou as notas da 1ª e 2ª etapas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2021.
A UFU divulgou as notas das provas objetivas do Vestibular 2021/2. Convocados para a correção da redação serão conhecidos em 28 de setembro.
Uma das mais importantes instituições do estado, além de Juiz de Fora possui campus em Governador Valadares.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES