UENP anuncia oferta de vagas por cotas a partir do Vestibular 2018

A reserva de vagas corresponde a 40% do total oferecido na seleção. O mesmo valerá no SiSU.
Em 19/06/2017 14h09 , atualizado em 15/05/2019 16h38 Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da Imagem: uenp
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) adotará as cotas sociais e raciais a partir do próximo Vestibular. Das vagas que serão oferecidas, 40% será para os cotistas. 

Dentro do percentual reservado para as cotas, 20% será para estudantes de escolas públicas independente da etnia e os outros 20% para autodeclarados negros. 

A decisão da adoção de cotas foi tomada em conjunto pelo Conselho Universitário (Consuni) e Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da UENP. 

A mesma porcentagem da reserva de vagas também será utilizada no Sistema de Seleção Unificada (SiSU). 

Apoio

A reunião que decidiu pela reserva de vagas também foi o meio adotado para a criação de meios de acompanhamento dos estudantes cotistas, ajudando-os na permanência na universidade, assim como a designação de uma equipe para a fiscalização do uso das cotas. 

Foram criados os núcleos Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (NEABI) e de Apoio e Assistência Estudantil, além da Comissão de Acompanhamento e Avaliação da Política de Ações Afirmativas na UENP (CAAF). 

Objetivo 

Segundo informações da UENP, a importância da adoção de cotas é a diminuição das desigualdades encontradas na universidade, possibilitando o acesso de estudantes de escolas públicas, negros ou não, aos cursos superiores. 

Mais informações no site da UENP