Após dois anos, a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) decidiu retomar o seu vestibular. A mudança foi aprovada pelo Conselho Universitário no dia 12 de novembro e publicizada esta semana.
A UEMG não realizava vestibular próprio desde 2019, quando optou por selecionar estudantes pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As vagas eram divididas em 50% para cada seleção.
Com o retorno do vestibular, a UEMG vai destinar ao SiSU apenas 25% das vagas, mas sem sistema de cotas. Os demais 75% serão destinados ao vestibular, na seguinte distribuição:
- 5% para ampla concorrência
- 20% para inclusão regional
- 50% para o Procan
Cotas
O Programa de Seleção Socioeconômica de Candidatos (Procan) reserva vagas para candidatos negros, quilombolas, com deficiência ou que sejam egressos de escola pública e tenham baixa renda, além da população indígena e povos ciganos.
- Categoria I – 21% das vagas para candidatos de baixa renda e egressos de escola pública, declarados negros;
- Categoria II – 3% das vagas para candidatos de baixa renda e egressos de escola pública, declarados quilombolas;
- Categoria III – 3% das vagas para candidatos de baixa renda e egressos de escola pública, declarados indígenas;
- Categoria IV – 2% das vagas para candidatos de baixa renda e egressos de escola pública, declarados ciganos;
- Categoria V – 16% das vagas para outros candidatos de baixa renda e egressos de escola pública;
- Categoria VI – 5% das vagas para pessoas com deficiência.
As vagas para a categoria Inclusão Regional serão para candidatos que residem em Minas Gerais e cursaram todo o ensino médio em escolas públicas mineiras (municipais, estaduais ou federais).
Datas
A UEMG não informou um cronograma para o Vestibular 2022. Os candidatos aos cursos oferecidos pela Escola de Música da UEMG, em Belo Horizonte, serão avaliados por meio de teste de habilidade específica antes das provas gerais.