O Instituto Militar de Engenharia (IME) anunciou o resultado preliminar do Vestibular 2018/2019 na manhã desta terça-feira, 11 de dezembro. Candidatos podem solicitar a vista das provas até amanhã (12) e entrar com recursos nos próximos dias 14 e 15. Lista de aprovados sairá em 21 de dezembro.
Confira o resultado preliminar do IME
O resultado preliminar pode ser acessado pelos participantes na Área do Candidato, por acesso individual e login com dados utilizados na inscrição do Vestibular.
Próximas Etapas
Após a divulgação da lista de aprovados do IME, a qual está prevista para 21 de dezembro, haverá a convocação para a Inspeção de Saúde e o Exame de Aptidão Física, também no mesmo dia.
Veja também: Professores consideram os Vestibulares das Forças Armadas os mais difíceis do país
Os candidatos convocados terão que se apresentar em 7 de janeiro de 2019 para a Inspeção de Saúde, etapa que seguirá até o dia 11 seguinte. Já o Exame de Aptidão Física será feito de 14 a 18 de janeiro.
Os candidatos que forem aprovados em todas as etapas de avaliação do IME serão matriculados em 7 de fevereiro de 2019. O ano letivo de 2019 do instituto começará no dia 11 seguinte.
Como foi o Vestibular do IME?
O Exame Intelectual (EI) foi aplicado em duas etapas. A primeira foi realizada no dia 12 de outubro, no período da tarde, e trouxe 40 questões objetivas de Matemática, Física e Química. O IME anunciou a classificação para a segunda etapa no dia 22 seguinte.
Veja as provas e gabaritos do IME
As provas da segunda etapa do Vestibular do IME foram aplicadas entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro. Esta fase foi constituída de questões discursivas de Matemática, Física, Química, Português e Inglês (incluindo redação).
Vagas
A oferta para ingresso do Vestibular 2019 é de 74 vagas na Ativa e 24 na Reserva. Dentro destas oportunidades, o IME destina parte para os vestibulandos cotistas autodeclarados pretos ou pardos. Os aprovados no CFG/Ativa contam com auxílio alimentação, assistência médica e odontológica, alojamento (para os que necessitarem) e ajuda de custo mensal.
O IME é responsável pela formação de engenheiros militares. A escolha pela modalidade da Engenharia só é realizada após o fim do chamado ciclo básico, no qual todos estudam conteúdos gerais. Após este período, o estudante pode optar por: Fortificação e Construção (Engenharia Civil), Eletrônica, Comunicações, Elétrica, Mecânica e de Armamento, Mecânica e de Automóveis, Materiais, Química, Cartográfica e Computação.
Mais informações no Edital ou pelo site do IME.