Esta quarta-feira, dia 15 de agosto, é o último dia para inscrições no Vestibular 2018/2019 do Instituto Militar de Engenharia (IME), no Rio de Janeiro. Os registros devem ser feitos pela internet, no link abaixo, com taxa no valor de R$ 100.
Em alguns casos, o IME recebeu pedidos de isenção de taxa neste vestibular. As solicitações foram aceitas até dia 20 de julho e o resultado, com a lista de isentos, foi publicado no dia 31 do mesmo mês. Mesmo beneficiado com isenção, o candidato deve realizar a inscrição normalmente.
Inscrições
Para se inscrever no Vestibular do IME, é necessário comprovar os seguintes requisitos:
- Ser brasileiro nato;
- Ter concluído o ensino médio ou estar em vias de concluir o terceiro ano até 31 de dezembro de 2018;
- Idade mínima de 16 anos e o máximo de 22 (para a formação da Ativa) ou 21 (para a Reserva).
Veja: Professores consideram vestibulares das Forças Armadas os mais difíceis do Brasil
No ato da inscrição, o candidato não escolhe o curso que pretende estudar. Esta opção é feita ao fim do chamado ciclo básico da Engenharia, no qual todos estudam conteúdos gerais. Após este período, o estudante pode optar por: Fortificação e Construção (Engenharia Civil), Eletrônica, Comunicações, Elétrica, Mecânica e de Armamento, Mecânica e de Automóveis, Materiais, Química, Cartográfica e Computação.
Veja também: Qual Engenharia é a minha cara?
Provas
O Vestibular do IME é composto pelo Exame Intelectual (EI), a Inspeção de Saúde (IS) e o Exame de Aptidão Física (EAF).
O Exame Intelectual é composto por duas etapas, sendo a primeira no dia 12 de outubro e a segunda de 29 de outubro a 1º de novembro. Na primeira etapa, os vestibulandos deverão responder 40 questões objetivas de Matemática, Física e Quínica. Já na segunda serão provas discursivas, assim distribuídas:
- 29 de outubro - Prova Discursiva de Matemática;
- 30 de outubro - Prova Discursiva de Física;
- 31 de outubro - Prova Discursiva de Química;
- 1º de novembro - Prova mista de Português e Inglês.
As provas teóricas acontecem nas cidades de Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Campinas/SP, Campo Grande/MS, Curitiba/PR, Fortaleza/CE, Goiânia/GO, Juiz de Fora/MG, Manaus/AM, Porto Alegre/RS, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA, São José dos Campos/SP, São Paulo/SP e Vila Velha/ES.
Vagas
O IME divide suas vagas em duas categorias: Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Ativa do Quadro de Engenheiros Militares (CFG/Ativa), para quem deseja continuar na carreira militar; e o Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Reserva do Quadro de Engenheiros Militares (CFG/Reserva), para os que pretendem apenas cursar a graduação.
Saiba como é a Carreira Militar
A oferta para ingresso em 2019 é de 74 vagas na Ativa e 24 na Reserva. Dentro destas oportunidades, o IME destina parte para os cotistas pretos ou pardos. Os aprovados no CFG/Ativa contam com auxílio alimentação, assistência médica e odontológica, alojamento (para os que necessitarem) e ajuda de custo mensal.
Classificação e Resultado
O IME divulgará a lista preliminar de aprovados e a classificação geral a partir de 11 de dezembro. Os candidatos terão até o dia 12 seguinte para a realização da solicitação de vistas das provas. Os recursos das questões serão recebidos em 14 e 15 do mesmo mês.
O resultado final do Vestibular do IME será publicado até 21 de dezembro. Os candidatos serão convocados para a Inspeção de Saúde e o Exame de Aptidão Física no mesmo dia. Os aprovados terão que se apresentar em 7 de janeiro para a IS. Esta etapa seguirá até 11 do mesmo mês. Já o EAF será realizado de 14 a 18 de janeiro.
A documentação de matrícula será recebida até 7 de fevereiro. O ano letivo começará no dia 11 seguinte.
Mais informações no Edital e anexos.