Aprovados: resultado do Vestibular 2018/2019 do IME está disponível

Convocados farão a Inspeção de Saúde de 7 a 11 de janeiro de 2019 e o Exame de Aptidão Física entre 14 e 18 seguintes. 
Em 21/12/2018 10h02 Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da Imagem: ime
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Instituto Militar de Engenharia (IME) divulgou o resultado final do Vestibular 2018/2019 nesta sexta-feira, 21 de dezembro. Os convocados farão a Inspeção de Saúde de 7 a 11 de janeiro de 2019 e também participarão do Exame de Aptidão Física entre os dias 14 e 18 seguintes. 

Confira os aprovados no Vestibular do IME

Os candidatos que forem considerados aptos na Inspeção de Saúde e no Exame de Aptidão Física terão que se matricular em 7 de fevereiro de 2019. A documentação necessária para a matrícula pode ser conferida no Manual do Candidato, em seu item 5.

Como foi o Vestibular do IME?

O IME aplicou o Exame Intelectual em duas fases, sendo a primeira em 12 de outubro e a segunda entre os dias 29 seguinte e 1º de novembro. As provas das duas etapas foram realizadas nas cidades de Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Campinas/SP, Campo Grande/MS, Curitiba/PR, Fortaleza/CE, Goiânia/GO, Juiz de Fora/MG, Manaus/AM, Porto Alegre/RS, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA, São José dos Campos/SP, São Paulo/SP e Vila Velha/ES. 

Leia também: Professores consideram as provas da Forças Armadas as mais difíceis do Brasil

A primeira etapa do Vestibular foi composta por 40 questões objetivas de Matemática, Física e Química. Os candidatos classificados nesta fase foram conhecidos em 22 de outubro. Convocados, os participantes fizeram a segunda parte do Exame Intelectual com perguntas discursivas de Matemática, Física, Química, Português e Inglês (incluindo redação).

Confira as provas e gabaritos do IME

O IME anunciou o resultado preliminar do Vestibular na manhã de 11 de dezembro e os candidatos tiveram dois dias para os recursos contra a pontuação divulgada.

Vagas do Vestibular do IME

O IME ofereceu 74 vagas na Ativa e 24 na Reserva para o Vestibular 2018/2019, na cidade do Rio de Janeiro/RJ, das quais 20% das oportunidades do instituto foram reservadas para cotistas autodeclarados pretos ou pardos. A reserva vem da determinação do STF, a qual tem base na Lei 12.990/2014 e contempla os Vestibulares e Concursos das Forças Armadas (Exército, Marinha e Força Área). 

Saiba como é a Carreira Militar 

O IME divide suas vagas em duas modalidades: Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Ativa do Quadro de Engenheiros Militares (CFG/Ativa), para quem deseja continuar na carreira militar; e o Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Reserva do Quadro de Engenheiros Militares (CFG/Reserva), para os que pretendem apenas cursar a graduação. Os aprovados no CFG/Ativa têm auxílio alimentação, assistência médica e odontológica, alojamento (para os que necessitarem) e ajuda de custo mensal.

O instituto é responsável pela formação de engenheiros militares. A escolha pela modalidade da Engenharia só é realizada após o fim do chamado ciclo básico, no qual todos estudam conteúdos gerais. Após este período, o estudante pode optar por: Fortificação e Construção (Engenharia Civil), Eletrônica, Comunicações, Elétrica, Mecânica e de Armamento, Mecânica e de Automóveis, Materiais, Química, Cartográfica e Computação.

Mais informações no Edital, pelo Manual do Candidato e no site do Vestibular do IME.