Inscritos no Vestibular 2018/2019 do IME participam das provas nesta sexta (12)

A avaliação será aplicada das 13h30 às 17h30 em diversas cidades brasileiras.
Em 12/10/2018 00h05 Por Rafael Batista

Crédito da Imagem: ime
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Instituto Militar de Engenharia (IME), no Rio de Janeiro, aplica nesta sexta-feira, dia 12 de outubro, a primeira fase do Exame Intelectual (EI) do seu Vestibular 2018/2019. Os locais de podem ser conhecidos acessando o link abaixo ou a área do candidato no site da instituição.

Locais de provas

Área do Candidato

As provas teóricas do Vestibular do IME acontecem nas cidades de Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas (SP), Campo Grande, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Juiz de Fora (MG), Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São José dos Campos (SP), São Paulo e Vila Velha (ES).

Segundo o Edital, a avaliação acontece a partir das 13h30 e terá duração máxima de quatro horas corridas. Os vestibulandos inscritos devem chegar com antecedência aos locais de provas, pois os portões serão fechados às 12h45.

O cartão-resposta deverá ser preenchido com caneta esferográfica de tinta azul ou preta. Além disso, será necessário estar munido de um documento de identidade oficial e com foto. Veja todas as instruções para a prova no Manual do Candidato.

Nessa primeira etapa do EI, os candidatos deverão responder 40 questões objetivas de Matemática, Física e Química. Os gabaritos devem ser liberados no dia seguinte ao da realização das provas.

Dica: o que fazer e o que não fazer no dia e na hora da prova do vestibular

Demais fases

A previsão é de que no dia 22 de outubro o IME libera a lista de estudantes classificados para a próxima etapa do EI. A segunda fase será realizada entra os dias 29 de outubro e 1º de novembro, com provas distribuídas da seguinte forma:

- 29 de outubro - Prova Discursiva de Matemática;
- 30 de outubro - Prova Discursiva de Física;
- 31 de outubro - Prova Discursiva de Química;
- 1º de novembro - Prova mista de Português e Inglês.

O IME divulgará a lista preliminar de aprovados e a classificação geral a partir de 11 de dezembro. Os candidatos terão até o dia 12 seguinte para a realização da solicitação de vistas das provas. Os recursos das questões serão recebidos em 14 e 15 do mesmo mês. 

O resultado final do Vestibular do IME será publicado até 21 de dezembro. Os candidatos serão convocados para a Inspeção de Saúde e o Exame de Aptidão Física no mesmo dia. Os aprovados terão que se apresentar em 7 de janeiro para a IS. Esta etapa seguirá até 11 do mesmo mês. Já o EAF será realizado de 14 a 18 de janeiro.

A documentação de matrícula será recebida até 7 de fevereiro. O ano letivo começará no dia 11 seguinte. 

Veja: Professores consideram vestibulares das Forças Armadas os mais difíceis do Brasil

Vagas

O IME divide suas vagas em duas categorias: Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Ativa do Quadro de Engenheiros Militares (CFG/Ativa), para quem deseja continuar na carreira militar; e o Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Reserva do Quadro de Engenheiros Militares (CFG/Reserva), para os que pretendem apenas cursar a graduação. 

Saiba como é a Carreira Militar

A oferta para ingresso em 2019 é de 74 vagas na Ativa e 24 na Reserva. Dentro destas oportunidades, o IME destina parte para os cotistas pretos ou pardos. Os aprovados no CFG/Ativa contam com auxílio-alimentação, assistência médica e odontológica, alojamento (para os que necessitarem) e ajuda de custo mensal.

Mais informações no Edital e anexos