A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) liberou nesta sexta-feira, 12 de fevereiro, a primeira chamada do seu Vestibular 2016. Os convocados deverão efetivar a matrícula não presencial entre as 8h de amanhã, 13, até as 18h de domingo, 14.
Já a matrícula presencial deve ser realizada no dia 18 de fevereiro, das 9h às 12h, no respectivo campi. Na ocasião, os candidatos aprovados deverão apresentar cópias autenticadas ou simples acompanhadas dos originais dos seguintes documentos:
- Diploma ou Certificado de Conclusão do Ensino Médio, ou equivalente;
- Histórico Escolar completo do ensino médio, somente para optantes do PAAIS;
- Certidão de Nascimento ou Casamento;
- Cédula de Identidade Nacional para brasileiros, Registro Nacional de Estrangeiro para estrangeiros residentes no Brasil e Passaporte para estrangeiros não residentes no Brasil;
- Cadastro de Pessoa Física – CPF, para os brasileiros ou estrangeiros com Registro Nacional de Estrangeiro. Não será aceito CPF de responsável;
- Título de Eleitor para os brasileiros maiores de 18 anos;
- Certificado de Reservista ou Atestado de Alistamento Militar ou Atestado de Matrícula em CPOR ou NPOR, para os brasileiros maiores de 18 anos, do sexo masculino.
A matrícula deve ser confirmada, ainda, no dia 26 de fevereiro, das 9h às 16h, inclusive por candidatos aprovados na 2ª e 3ª chamadas, cujos nomes serão anunciados nos dias 16 e 18 de fevereiro, e pelos que aguardam remanejamento.
Os não convocados até a terceira chamada deverão declarar interesse pelas vagas entre os dias 27 e 29 de janeiro, na página da Comvest. O início das aulas está previsto para 29 de fevereiro. A seleção preencherá 3.320 vagas em 70 cursos de graduação.
Vestibular
A primeira fase foi realizada no dia 22 de novembro e contou com a participação de 71.387 candidatos. Na ocasião, eles responderam 90 questões de múltipla escolha sobre conhecimentos gerais, inclusive interdisciplinares.
Destes, 15.848 foram convocados para a segunda etapa, que aconteceu nos dias 17, 18 e 19 de janeiro. Além da Redação, foram aplicadas questões dissertativas de Língua Portuguesa, Literaturas de Língua Portuguesa, História, Matemática, Geografia, Química, Física e Biologia.
Candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança passaram, ainda, por provas de Habilidades Específicas entre os dias 25 e 28 de janeiro. Para Música, elas aconteceram antecipadamente, entre os dias 24 e 28 de setembro.
PAAIS
Com a ampliação do bônus concedido pelo Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS), candidatos de escola pública que passaram para a segunda etapa contaram com a adição de 90 pontos na prova de redação e outros 90 nas provas dissertativas. Para autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, o acréscimo foi de 30 pontos nesta fase, além dos 90, totalizando 120 pontos.
Na primeira fase, foram adicionados 60 pontos às notas dos candidatos oriundos de escola pública e outros 20 pontos para candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas e que também tenham cursado o ensino médio integralmente em escolas da rede pública. A bonificação para a primeira fase foi aplicada para o fim de classificação visando à realização da segunda fase.
Mais informações no telefone (19) 3521-1808, no site da Comvest, no Manual do Candidato ou na Revista do Vestibulando.
Por Wanja Borges