PUC-Rio inicia Vestibular 2022 neste domingo (24)

Provas on-line serão aplicadas das 9h às 11h30. Segundo dia de avaliação será em 31 de outubro.
Em 22/10/2021 08h00 Por Lorraine Vilela Campos

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
Crédito da Imagem: Fernanda Maia/PUC-Rio
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) inicia neste domingo, 24 de outubro, a aplicação do Vestibular 2022. As provas on-line serão realizadas das 9h às 11h30. 

O teste de compatibilidade do sistema de provas termina nesta sexta-feira, 22 de outubro. O acesso é feito para que o candidato verifique se seu computador tem as configurações necessárias para a realização do Vestibular.

Orientações sobre o sistema de provas

  • Os inscritos serão monitorados por fiscais remotos e por Inteligência Artificial. 
  • Será necessário que os candidatos tenham webcam e microfone, os quais devem ficar ativos durante as provas
  • A plataforma não opera em ambiente MAC. É preciso ter sistemas operacionais Windows 7 ou superior, já os navegadores são Google Chrome versão 63 ou superior e Firefox 52 ou superior.
  • A conexão de internet deve ser de 1 Mbps ou superior. Não será possível fazer as provas em celulares ou tablet.

Provas

Neste domingo, 24 de outubro, serão aplicadas as provas compostas por uma redação e questões objetivas de Linguagens – Português e Literatura Brasileira e Língua Estrangeira.

Na segunda-feira (25), a PUC-Rio divulgará o gabarito do primeiro dia de provas. Os candidatos poderão entrar com recursos nos dias 26 e 27 seguintes. 

Antes do segundo domingo de provas gerais, os candidatos ao curso de Teologia terão duas etapas específicas:

  • 27 de outubro (9h às 11h): Memorial - prova discursiva
  • 29 de outubro (a partir das 9h): Entrevista

A PUC-Rio retomará a aplicação das provas gerais on-line em 31 de outubro. Das 9h às 10h30, os candidatos contarão com questões de Matemática, já as perguntas de Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química) e Ciências Humanas (Geografia e História) serão realizadas das 14h às 16h.

O gabarito do segundo dia de provas será publicado na segunda-feira, 1º de novembro, enquanto os recursos serão recebidos até o dia 3 seguinte. 

Enem e Exames Internacionais

Os candidatos interessados em estudar na PUC-Rio também puderam se inscrever com as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e com diplomas de Exames Internacionais. 

Em relação ao Enem, a PUC-Rio aceitou as notas das edições de 2017, 2018, 2019, 2020 ou 2021 do Enem. 

Quem optou pelos exames internacionais teve a oportunidade de utilizar diplomas como Abitur, Bac (Baccalauréat Général) ou IB Diploma (International Baccalaureate Diploma Programme).

Resultados e Vagas

A PUC-Rio divulgará o resultado final do Vestibular 2022 em 16 de novembro. As matrículas on-line e/ou reserva de vagas serão feitas até o dia 18 seguinte.

A universidade fará outras chamadas em 30 de novembro; 14 de dezembro; 11 e 25 de janeiro de 2022; 8 e 22 de fevereiro de 2022. 

A oferta da PUC-Rio é de 1.432 vagas. A instituição ampliou para seis as ênfases do curso de Design. No entanto, as 120 vagas disponíveis são globais e, somente no 6º período, os candidatos farão a escolha da ênfase. As opções são: Comunicação Multissensorial e Artes; Corpo e Moda; Estratégia e Gestão; Interação e Experiência Digital; Produto e Inovação; Sustentabilidade Ambiental, Social e Humana. 

Os cursos de Engenharia, Física, Matemática e Química também têm oferta global, já que o primeiro ano de graduação é feito pelo Ciclo Básico do CTC. 

Mais informações no Manual do Candidato e pelo site da PUC-Rio.