PUC-Rio abre inscrições do Vestibular 2022

Candidatos podem optar por prova on-line, Enem ou exames internacionais. Prazo acaba em 19 de setembro.
Em 16/08/2021 10h35 Por Lorraine Vilela Campos

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
Crédito da Imagem: Fernanda Maia/PUC-Rio
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) abriu nesta segunda-feira, 16 de agosto, as inscrições do Vestibular 2022. O prazo para se inscrever vai até 19 de setembro e a taxa é de R$ 180.

Faça sua inscrição

Por causa da pandemia de Covid-19, a PUC-Rio não realizará o Vestibular de forma presencial. A instituição possibilita até três formas de ingresso:

  • Prova on-line: seleção virtual que será realizada em 24 e 31 de outubro.
  • Enem: aproveitamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017, 2018, 2019, 2020 ou 2021. 
  • Exames Internacionais: aproveitamento do resultado Abitur, Bac (Baccalauréat Général) ou IB Diploma (International Baccalaureate Diploma Programme).

Como serão as provas?

A PUC-Rio fará o teste de compatibilidade do sistema de provas de 18 a 22 de outubro. Os candidatos devem participar para que possam verificar se seus computadores possuem os requisitos necessários para a realização da avaliação. 

Em 24 de outubro, a universidade aplicará o primeiro dia de provas on-line para todos os grupos de cursos. A avaliação será das 9h às 11h30 e contará com uma redação e questões objetivas de Linguagens – Português e Literatura Brasileira e Língua Estrangeira.

O gabarito do primeiro dia de provas sairá em 25 de outubro, já os recursos serão recebidos até o dia 27 seguinte. 

Antes do segundo dia de provas para todos os cursos, os candidatos de Teologia terão duas etapas específicas, confira quando e como serão:

  • 27 de outubro (9h às 11h): Memorial - prova discursiva
  • 29 de outubro (a partir das 9h): Entrevista

Em 31 de outubro, todos os cursos participarão do segundo dia do Vestibular. Das 9h às 10h30, a PUC-Rio aplicará questões objetivas de Matemática, já as provas de Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química) e Ciências Humanas (Geografia e História) serão realizadas das 14h às 16h.

A PUC-Rio divulgará o gabarito do segundo dia de provas em 1º de novembro. Os candidatos poderão entrar com recursos até o dia 3/11.

Resultados

O resultado final do Vestibular 2022 será publicado em 16 de novembro. A matrícula e/ou reserva de vagas on-line será feita até o dia 18 seguinte. 

Outras chamadas do Vestibular 2022 serão feitas pela PUC-Rio nas seguintes datas:

  • 2ª chamada: 30 de novembro
  • 3ª chamada: 14 de dezembro
  • 4ª chamada: 11 de janeiro
  • 5ª chamada: 25 de janeiro
  • 6ª chamada: 8 de fevereiro 
  • 7ª chamada: 22 de fevereiro

Vagas

A PUC-Rio oferece 1.432 vagas no Vestibular 2022. A maior oferta é para o ingresso por prova e na sequência está a porcentagem para o aproveitamento do Enem. Os exames internacionais ficam com a menor parcela das oportunidades, as quais são distribuídas igualmente entre IB, Abitur e BAC.

A universidade ampliou para seis as ênfases do curso de Design. No entanto, as 120 vagas disponíveis são globais e, somente no 6º período, os candidatos farão a escolha da ênfase. As opções são: Comunicação Multissensorial e Artes; Corpo e Moda; Estratégia e Gestão; Interação e Experiência Digital; Produto e Inovação; Sustentabilidade Ambiental, Social e Humana. 

Os cursos de Engenharia, Física, Matemática e Química também tem oferta global, já que o primeiro ano de graduação é feito pelo Ciclo Básico do CTC. 

A oferta detalhada do Vestibular 2022 da PUC-Rio pode ser vista nos quadros abaixo, os quais estão disponíveis também no Manual do Candidato.

Mais informações pelo site da PUC-Rio e no Manual do Candidato