PUC-Rio prorroga inscrições do Vestibular 2022

Candidatos podem optar por prova on-line, uso do Enem ou exames internacionais.
Em 20/09/2021 15h14 Por Lorraine Vilela Campos

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
Crédito da Imagem: Fernanda Maia/PUC-Rio
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) prorrogou até o dia 26 de setembro as inscrições do Vestibular 2022, que encerrariam no domingo, dia 19. A taxa é de R$ 180.

Faça sua inscrição

O Vestibular 2022 é mais uma edição em que a PUC-Rio não aplicará provas presenciais por causa da Covid-19. Com isso, a universidade definiu três formas de ingresso:

  • Prova on-line: seleção virtual que será realizada em 24 e 31 de outubro.
  • Enem: aproveitamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017, 2018, 2019, 2020 ou 2021. 
  • Exames Internacionais: aproveitamento do resultado Abitur, Bac (Baccalauréat Général) ou IB Diploma (International Baccalaureate Diploma Programme).

Provas

A universidade fará o teste de compatibilidade do sistema de provas de 18 a 22 de outubro. Os candidatos devem participar para que possam verificar se seus computadores possuem os requisitos necessários para a realização do Vestibular. 

Em 24 de outubro, os candidatos terão o primeiro dia de provas on-line, etapa que será aplicada para todos os grupos de cursos. A avaliação será das 9h às 11h30 e será composta por uma redação e questões objetivas de Linguagens – Português e Literatura Brasileira e Língua Estrangeira.

A PUC-Rio divulgará o gabarito do primeiro dia de provas em 25 de outubro, já os recursos serão recebidos até o dia 27 seguinte. 

Antes do segundo dia de provas para todos os cursos, os candidatos de Teologia participarão de duas etapas específicas, confira quando e como serão:

  • 27 de outubro (9h às 11h): Memorial - prova discursiva
  • 29 de outubro (a partir das 9h): Entrevista

Em 31 de outubro, todos os cursos passarão pelo segundo dia do Vestibular. Das 9h às 10h30, a PUC-Rio aplicará questões objetivas de Matemática, enquanto as provas de Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química) e Ciências Humanas (Geografia e História) serão realizadas das 14h às 16h.

O gabarito do segundo dia de provas será publicado em 1º de novembro. Os candidatos poderão entrar com recursos até o dia 3 seguinte.

Resultados

A PUC-Rio divulgará o resultado final do Vestibular 2022 em 16 de novembro. A matrículas e/ou reserva de vagas on-line será realizada até o dia 18 seguinte.

A universidade fará outras chamadas nos dias 30 de novembro; 14 de dezembro; 11 e 25 de janeiro de 2022; 8 e 22 de fevereiro de 2022. 

Vagas

O Vestibular 2022 tem oferta de 1.432 vagas, sendo a parte para o ingresso por prova. Na sequência está a porcentagem para o aproveitamento do Enem, já os exames internacionais ficam com a menor parcela das oportunidades, as quais são distribuídas igualmente entre IB, Abitur e BAC.

A PUC-Rio ampliou para seis as ênfases do curso de Design. No entanto, as 120 vagas disponíveis são globais e, somente no 6º período, os candidatos farão a escolha da ênfase. As opções são: Comunicação Multissensorial e Artes; Corpo e Moda; Estratégia e Gestão; Interação e Experiência Digital; Produto e Inovação; Sustentabilidade Ambiental, Social e Humana. 

Os cursos de Engenharia, Física, Matemática e Química também contam com oferta global, já que o primeiro ano de graduação é feito pelo Ciclo Básico do CTC. 

A oferta detalhada do Vestibular 2022 da PUC-Rio pode ser conferida nos quadros abaixo, os quais estão disponíveis também no Manual do Candidato.

Mais informações no Manual do Candidato e pelo site da PUC-Rio.