Os estudantes inscritos no Vestibular 2019/1 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) já podem consultar os locais de provas. O exame será aplicado no próximo domingo dia 25 de novembro, a partir das 15h.
Segundo o Edital do Vestibular, os inscritos devem chegar com antecedência aos locais de provas, pois os portões serão fechados às 14h45. Além do documento pessoal, será necessário estar de posse de uma caneta de tinta azul ou preta fabricada em material transparente.
As provas serão compostas por 20 questões objetivas de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e Ciências Exatas, da Terra e Biológicas e uma Redação. O tempo total do exame será de três horas.
Dica: como evitar o estresse na preparação para o Vestibular
Os candidatos ao curso de Música farão ainda um Teste de Habilidades Específicas (THE). Neste caso, os locais de provas serão publicados no dia 4 de dezembro e o exame aplicado no dia 9 seguinte.
Resultados
A previsão é que o resultado do Vestibular 2019/1 do IFG seja publicado no dia 28 de dezembro. Cada campus do instituto deve divulgar o seu Edital de Matrículas.
Enem
Além da seleção tradicional, o IFG inscreve também para o Vestibular via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os interessados em participar por meio desta categoria contam com prazo até dia 25 de novembro, não há taxa de inscrição e devem ter participado das provas a partir da edição de 2013.
Na categoria Enem, é necessário ainda comprovar nota acima de zero nas questões objetivas e 300 pontos na redação. Os estudantes inscritos nessa modalidade ficam dispensados das provas, havendo apenas prova de habilidades específicas para os candidatos ao curso de Música.
O resultado da seleção via Enem sairá após o Ministério da Educação (MEC) liberar as notas da edição de 2018, ou seja, em janeiro de 2019. Veja outros detalhes no Edital.
Vagas
Nesta edição, o IFG oferece 1.455 vagas, sendo 356 pelo Vestibular Tradicional e outras 1.099 via Enem. As oportunidades são para Águas Lindas, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Cidade de Goiás, Goiânia, Inhumas, Itumbiara, Jataí, Luziânia e Uruaçu, Senador Canedo e Valparaíso de Goiás.
As duas modalidades de ingresso no IFG têm reserva de 50% das vagas para os cotistas, conforme o que é previsto pela Lei de Cotas.