Prova de redação do Vestibular do ITA vai ter peso de exatas

Além de física, química e matemática, estudantes também terão que mostrar domínio na produção de textos.
Em 23/08/2018 07h30 , atualizado em 23/08/2018 14h29 Por Rafael Batista

Cursinhos do ITA começam a preparar os estudantes para a prova de redação
Cursinhos do ITA começam a preparar os estudantes para a prova de redação
Crédito da Imagem: Poliedro
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Vestibular 2019 do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) está com inscrições abertas e, a partir desta edição, apresenta novidades. As principais mudanças foram anunciadas para o Exame de Escolaridade, que antes acontecia em etapa única, agora contará com duas fases.

Inscreva-se para o Vestibular do ITA

Uma outra alteração anunciada neste vestibular é o peso de cada matéria na nota final das provas. A Redação passou a ter um peso maior, representando 20% da nota final, dobrando sua importância na prova teórica. Já o valor da prova objetiva de Língua Portuguesa caiu de 15% para 5%.

Assim, no cálculo final das duas etapas do Vestibular do ITA, a Redação terá o mesmo valor que as disciplinas de exatas. De acordo com o Professor Thiago Cardoso da Costa, do Poliedro, a partir de agora, é ainda mais importante que o candidato busque aprimorar a escrita. “Em termos de conteúdo, o ITA não alterou o seu programa de matérias. Portanto, espera-se um vestibular de altíssimo nível, como já é tradição dessa Instituição”, considera o professor.

Dica: Pratique seu texto no Banco de Redações

O cálculo da média final dos candidatos será feito da seguinte forma:

Consideranto uma escala de 0 a 100, cada questão da primeira fase, exceto inglês, corresponde a 0,417 pontos e cada questão dissertativa, ou seja da segunda fase, equivale a 2 pontos. A Redação, por sua vez, vale 20 pontos e a matéria Inglês tem apenas caráter eliminatório.

Antes das mudanças, o peso da nota de redação era bem inferior, se comparada com a área de exatas. Veja como era e como ficou:

Vantagem

O professor do Poliedro aponta ainda outra vantagem nas mudanças: a redução no nível de cansaço ao realizar a prova. “Anteriormente, o estudante enfrentava uma maratona de quatro dias seguidos. O novo modelo diminui um dia e ainda promove um hiato entre as fases”, explica.

Veja também: Cotas raciais são novidades do Vestibular 2019 do ITA

A primeira fase do Exame de Escolaridade será realizada no dia 23 de novembro, uma sexta-feira, com quatro horas de duração. A prova terá 60 questões objetivas de Física, Português, Inglês, Matemática e Química, com 12 questões cada disciplina.

Os classificados na primeira fase farão a segunda nos dias 10 e 11 de dezembro, uma segunda e terça-feira, também com quatro horas de duração cada dia. A etapa será composta por questões discursivas e redação.

1º Dia: 10 questões discursivas de Matemática e 10 de Química
2º Dia: 10 questões discursivas de Física e uma Redação

Confira: 10 dicas para passar no ITA

Outras datas

O resultado do Exame de Escolaridade do Vestibular do ITA será publicado em 21 de dezembro. Os aprovados participarão da Inspeção de Saúde (IS) entre os dias 14 e 18 de janeiro de 2019, na sede do instituto em São José dos Campos.

No dia 25 de janeiro será liberado o resultado final, com a lista de estudantes aptos à matrícula. Mais informações no site do Vestibular do ITA.