Vestibular 2019 do ITA abre inscrições com novo formato e adoção de cotas

Candidatos poderão se inscrever até o dia 15 de setembro. Das 110 vagas, 22 serão para cotistas negros.
Em 01/08/2018 07h00 , atualizado em 01/08/2018 08h01 Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da Imagem: ita
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos/SP, abriu as inscrições do Vestibular 2019 nesta quarta-feira, 1º de agosto. Os candidatos, inclusive os isentos, devem se inscrever até 15 de setembro, com taxa no valor de R$ 140. 

Faça sua inscrição no Vestibular do ITA

Veja 10 dicas para passar no ITA

O ITA oferece 110 vagas neste Vestibular 2019. Uma novidade é a reserva de 22 destas oportunidades para os candidatos autodeclarados negros. A determinação tem base na Lei 12.990/2014 que estabelece 20% dos postos para cotistas raciais nos concursos das Forças Armadas.

Isenção

O ITA concedeu isenções para os candidatos que atenderam os seguintes critérios:

- Inscritos no CadÚnico do Governo Federal ou 
- Doadores de medúla óssea.  

O resultado dos pedidos de isenção foi publicado em 25 de julho

Vestibular

O Vestibular 2019 teve uma modificação no formato das provas. A seleção do ITA terá duas etapas do Exame de Escolaridade, ao invés de apenas uma:

  • 1ª fase (23 de novembro) - 60 questões objetivas de Física, Português, Inglês, Matemática e Química, com 12 questões cada disciplina;
  • 2ª fase (10 e 11 de dezembro) - 30 questões discursivas (Matemática, Química e Física) e uma redação. 

Considerado pelos professores de exatas como um dos mais difíceis vestibulares do Brasil, o processo seletivo do ITA tem como obras literárias os seguintes livros:

- Senhora, de José de Alencar
- Quincas Borba, de Machado de Assis
- São Bernardo, de Graciliano Ramos

O resultado do Exame de Escolaridade do Vestibular do ITA será publicado em 21 de dezembro. Os aprovados participarão da Inspeção de Saúde (IS) entre os dias 14 e 18 de janeiro de 2019, na sede do instituto em São José dos Campos.

No dia 25 de janeiro será liberado o resultado final, com a lista de estudantes aptos à matrícula. Mais informações no site do Vestibular do ITA.


Relacionados

Cotas raciais são novidade do Vestibular 2019 do ITA (SP)
O ITA traz mais uma novidade em seu Vestibular 2019: a adoção de cotas raciais. Seguindo determinação do STF, 20% das vagas da seleção será para candidatos negros. A avaliação será feita por uma comissão com base no fenótipo dos vestibulandos.
Notícias
Fuvest 2019: Manual do Candidato está disponível
Está disponível para consulta o Manual do Candidato do Vestibular 2019 da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest). Nesta edição serão oferecidas 8.362 vagas para os cursos de graduação da Universidade de São Paulo (USP).
Notícias
ITA divulga lista de isentos do Vestibular 2019
O resultado dos pedidos de isenção no Vestibular 2019 do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), de São Bernardo do Campo, no estado de São Paulo, está disponível. As solicitações foram aceitas até dia 22 de junho.
Notícias
ITA muda formato das provas e anuncia datas do Vestibular 2019
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) anunciou mudanças para o seu Vestibular 2019. O Exame de Escolaridade, que antes era realizado em etapa única, será divido em duas fases. Veja as datas!
Notícias
Prova de redação do Vestibular do ITA vai ter peso de exatas
O Vestibular 2019 do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) está com inscrições abertas e, a partir desta edição, apresenta novidades. As principais mudanças foram anunciadas para o Exame de Escolaridade, que antes acontecia em etapa única, agora contará com duas fases.
Notícias