Primeira fase do Vestibular 2019 da Unesp acontece nesta quinta-feira (15)

O exame está marcado para as 14h e terá duração máxima de quatro horas e meia.
Em 15/11/2018 00h15 Por Rafael Batista

Crédito da Imagem: unesp
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Esta quinta-feira, dia 15 de novembro, será de provas para os estudantes inscritos no Vestibular 2019 da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Mais de 98 mil candidatos devem participar da primeira etapa do vestibular que será aplicada a partir das 14h.

Consulte os locais de provas

Segundo o Manual do Candidato, as provas desta fase serão aplicadas em 31 cidades paulistas e em Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR) e Uberlândia (MG). Os vestibulandos devem comparecer aos locais de aplicação com antecedência mínima de uma hora.

O ingresso na sala de aplicação será permitido mediante a apresentação de um documento oficial com foto, caneta de tinta preta e régua transparente.

Provas

Nessa etapa as provas serão compostas por 90 questões objetivas de conhecimentos gerais, distribuídas entre as seguintes áreas: Linguagens e Códigos; Ciências Humanas; Ciências da Natureza; e Matemática.

O tempo total de duração das provas será de quatro horas e trinta minutos. Os gabaritos devem ser liberados no dia seguinte ao da realização das provas.

Segunda fase

Os classificados para a segunda fase serão conhecidos em 3 de dezembro, dia em que serão divulgados também os locais de provas da última etapa geral e das provas de habilidades específicas.

A Unesp aplicará a segunda etapa em 16 e 17 de dezembro. Esta fase será constituída de 36 questões discursivas, também divididas entre as áreas de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática, além de uma redação.

Dica de estudos: como evitar o estresse na preparação para o Vestibular

Haverá ainda provas de habilidades específicas, marcadas para o dia 9 de dezembro. Esta etapa é exclusiva para os cursos de Arte-Teatro, Artes Cênicas, Artes Visuais, Música, Design e Arquitetura e Urbanismo.

Vagas e concorrência

Dos 98.224 estudantes inscritos, 1.851 são treineiros e não entram na disputa por vaga. A oferta, nesta edição é de 7.365 vagas em cursos de graduação, sendo que 3.698 são para estudantes de escolas públicas e serão ocupadas por meio do Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP).

Do total destinado para cota, 1.300 devem ser preenchidas por estudantes autodeclarados pretos, pardos e indígenas (PPI).

Das graduações disponíveis, Medicina é mais concorrida e registrou 27.698 inscrições para as 90 oportunidades, gerando uma concorrência de 307,8 candidatos por vaga. Outros cursos que aparecem entre os mais disputados são dos de Psicologia, de Bauru, e Direito (Matutino), de Franca, que registraram concorrência de 53,7 e 53,5 inscritos por vaga, respectivamente.

Veja a concorrência completa.

Enem

Os candidatos puderam indicar o usar das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 para compor a pontuação final da prova de conhecimentos gerais do Vestibular. Esta condição foi optativa e informada no ato da inscrição.

Resultado

O resultado final do Vestibular da Unesp será publicado em 1º de fevereiro. Os aprovados terão que fazer as matrículas virtuais até o dia 4 seguinte.

Ao todo serão liberadas outras nove convocações nos dias 6, 11, 18, 20, 22, 26 e 28 de fevereiro e 7 e 13 de março de 2019. Mais informações no site da organizadora ou no Manual do Candidato.