ITA divulga gabarito da 1ª fase do Vestibular 2022

Abstenção foi de 13,1%. Classificados para a 2ª fase serão conhecidos em 17 de novembro.
Em 08/11/2021 12h38 , atualizado em 16/11/2021 09h59 Por Lorraine Vilela Campos

Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)
Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)
Crédito da Imagem: Divulgação/ITA
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) divulgou nesta segunda-feira, 8 de novembro, o gabarito da primeira fase do Exame de Escolaridade do Vestibular 2022. Notas preliminares também estão disponíveis.

Confira o gabarito do ITA

Veja as notas preliminares

Recursos podem ser enviados até esta terça-feira, 9 de novembro. O candidato deve imprimir o formulário disponível no site do Vestibular ITA, escrever a justificativa, preencher com os dados, assinar, digitalizar a folha e enviar para recursos@ita.br. Cada questão deve utilizar um formulário individual.

Como foi a primeira etapa?

O Vestibular 2022 registrou 7.988 inscritos, sendo 2.852 optantes pela carreira militar (Ativa), 3.950 não-optantes (Reserva) e 1.186 treineiros. A abstenção foi de 13,1%.

As provas foram aplicadas em 2 de novembro e foram compostas por 15 questões objetivas de Matemática, 15 de Física, 15 de Química, 15 de Português e 15 de Inglês. 

Para o diretor da turma ITA do Poliedro Educação, Francisco Markan, a banca examinadora do instituto manteve a tradição de ser um dos vestibulares mais difíceis do Brasil e apresentou uma primeira fase de alto nível, abordando de forma completa os conteúdos apresentados no edital. 

Referência na área de exatas, o ITA trouxe provas de Física e Matemática que cobravam um conhecimento mais aprofundado dos conteúdos, indo além do nível de dificuldade visto nas aulas normais do ensino médio. 

A prova de Física trouxe mais assuntos de mecânica, eletrostática, eletrodinâmica e eletromagnetismo. Já a parte de Matemática abordou trigonometria, análise combinatória, probabilidade, matrizes, números complexos, geometria analítica e geometria espacial. 

Para a equipe do Poliedro, a prova de Inglês consumiu bastante o tempo dos candidatos, já que os textos eram longos e a disciplina exigia bastante atenção na leitura para não haver eliminação (é preciso acertar o mínimo de 40% para não ser eliminado). 

Em Língua Portuguesa, o ITA focou exclusivamente nas obras literárias cobradas, assim como foi adotado no ano passado. 

Próxima Etapa

O ITA divulgará os nomes dos classificados para a segunda etapa no dia 17 de novembro.

Os classificados farão as provas em 24 e 25 de novembro. O primeiro dia terá 10 questões dissertativas de Matemática e 10 de Química, já o segundo contará com 10 perguntas de Física e uma Redação.

Resultado e Vagas

A previsão é de que o resultado do Vestibular 2022 seja divulgado em 23 de dezembro. Os aprovados terão que comparecer ao ITA em janeiro de 2022 para a Inspeção de Saúde e a realização da matrícula. 

O ITA oferece 150 vagas, sendo 130 para civis (Reserva) e 20 para quem deseja seguir carreira militar (Ativa). O instituto reserva 20% das oportunidades para candidatos negros, pelas cotas. 

As vagas do ITA são para as seguintes modalidades de Engenharia: Aeroespacial, Aeronáutica, Civil-Aeronáutica, de Computação, Eletrônica e Mecânica-Aeronáutica.

As oportunidades do ITA são para São José dos Campos/SP e têm duração de cinco anos. Nos dois primeiros anos, todos os alunos fazem o Curso Fundamental, etapa com o conteúdo básico da Engenharia. Após o ciclo básico, os estudantes cursam as disciplinas específicas da modalidade escolhida. 

Mais informações pelo site do ITA e no edital.