Começam nesta segunda-feira, 13 de agosto, as inscrições para o Processo Seletivo 2013 da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Elas serão recebidas até às 17h de 10 de setembro. A taxa é de R$ 100, aqueles que conseguiram a isenção parcial pagam R$ 50.
Os 5.716 beneficiados com a isenção total também precisam se inscrever. Só podem se candidatar nessa seleção os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012, que será usado como primeira fase, sendo preciso informar o número de inscrição do exame.
Quem não possuir acesso à internet pode usar, das 10h às 16h30, em dias úteis, computadores disponibilizados na sede da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve), situada no 2º andar da Unidade Administrativa III do Campus Pampulha, em Belo Horizonte, que fica na Avenida Presidente Antônio Carlos, 6.627, Pampulha.
Bônus
Candidatos que comprovarem ter cursado as três séries do ensino médio e os quatro últimos anos do ensino fundamental em escolas públicas passam a receber 5% de bonificação na nota do Enem. O bônus sobe para 7,5% se o candidato também se autodeclarar negro ou pardo.
Na segunda fase o percentual é de 10% para estudantes da rede pública de ensino e 15% para os alunos de escolas públicas que se declararem negros ou pardos. A intenção da UFMG é manter a atual política de 33% de bonistas aprovados no vestibular.
Vestibular
No dia 07 de janeiro de 2013 será divulgado o Comprovante Definitivo de Inscrição com os locais de provas da segunda fase, que será entre os dias 13 e 16 seguintes, sendo que ela se estenderá até o dia 20 para os concorrentes aos cursos que exigem teste de habilidade específica.
Estão sendo oferecidas 6.670 vagas distribuídas em 75 cursos, sendo 3.846 para o primeiro semestre de 2013 e 2.824 para o segundo. As 240 vagas ofertadas para o campus de Montes Claros são somente para a primeira entrada. Ainda não foi informada data para publicação do resultado final. Outros detalhes no Edital.
Por Dayse Luan