Foram abertas nesta quinta-feira, 1º de abril, as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2021. As inscrições são gratuitas e o prazo vai até o dia 19 de maio.
Podem participar da competição estudantes de seis a 19 anos de idade, do ensino básico, fundamental e médio das escolas rede pública e particulares do país.
Para realizar a inscrição os estudantes podem fazer somente o cadastro pessoal no sistema, mas a inscrição na OBR é feita por um professor responsável pelo estudante.
Como será a OBR 2021?
A OBR 2021 será virtual, assim como foi em 2020, como medida de segurança contra a pandemia do coronavírus.
A competição é considerada o maior evento de robótica da América Latina e geralmente conta com mais de 100 mil estudantes inscritos, com o objetivo de estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas.
A olimpíada é realizada em duas modalidades. Veja:
Prática: As atividades são realizadas com robôs de forma prática. Desta vez, serão utilizados simuladores virtuais para a realização das provas.
Teórica: As provas são aplicadas pelas escolas dos alunos participantes em todo o Brasil.
Acesso à universidade
As premiações recebidas em competições olímpicas já são aceitas como forma de ingresso em algumas instituições públicas de ensino superior. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade de São Paulo (USP), Instituto Federal do Sul de Minas (IFSuldeMinas) e a Universidade Federal de Itajubá (Unifei) possuem vagas específicas para os estudantes premiados.
Para mais informações acesse o Site da OBR ou consulte o Manual.