IME (RJ) divulga resultado do Exame Intelectual do Vestibular 2019/2020

Primeira chamada para matrículas será feita em 20 de dezembro. Aprovados passarão por exames de saúde e aptidão física.
Em 11/12/2019 09h27 , atualizado em 11/12/2019 09h28 Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da Foto: IME/Divulgação
Crédito da Foto: IME/Divulgação
Crédito da Imagem: IME/Divulgação
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Instituto Militar de Engenharia (IME) divulgou na última terça-feira, 10 de dezembro, o resultado do Exame Intelectual do Vestibular 2019/2020. A primeira chamada para matrículas será feita em 20 de dezembro. 

Confira o resultado

Os convocados em primeira chamada participarão da Inspeção de Saúde (IS) em 13 de janeiro de 2020. Já o Exame de Aptidão Física (EAF) será realizado entre 20/1 e 10 de fevereiro. 

Como foi o Vestibular do IME?

Os candidatos participaram da primeira etapa do Exame Intelectual em 15 de outubro. As provas de tal etapa foram compostas por questões de Matemática, Física e Química. 

Em 21 de outubro, o IME divulgou os classificados para a segunda etapa do Exame Intelectual do Vestibular. Os convocados contaram com provas de 28 a 31 de outubro, as quais foram divididas da seguinte forma:

  • 1º dia: prova discursiva de Matemática
  • 2º dia: prova discursiva de Física
  • 3º dia: prova discursiva de Química
  • 4º dia: provas objetivas e discursivas de Português (incluindo redação) e Inglês 

Os gabaritos das provas objetivas presentes nas duas etapas do Exame de Escolaridade do Vestibular do IME podem ser vistos neste link

Quais são as vagas do IME?

A oferta do IME para 2020 é de 98 vagas. As oportunidades são para o Rio de Janeiro e se dividem em Ativa e Reserva. Entenda cada categoria:

Ativa (71 vagas = 57 para ampla concorrência e 14 para estudantes negros): Modalidade voltada para o candidato que deseja seguir carreira militar, sendo o curso de formação (CFOR/IME) com duração de cinco anos, período em que o estudante terá uniforme (fardamento); alimentação; assistência médica, dentária e psicológica, alojamento e soldo (remuneração). 
 
Reserva (27 vagas = 22 para ampla concorrência e 5 para estudantes negros): Categoria voltada para candidatos que não desejam seguir carreira militar. O primeiro ano do curso de formação é igual ao da Ativa e possibilita ao estudante alojamento, alimentação, uniforme e assistências média, dentária e psicológica. Após esta etapa, o aluno segue na graduação como estudante acadêmico sem função militar e deixa de receber os benefícios citados anteriormente. 

Cursos

O ciclo básico da graduação do IME é geral para todos os estudantes. Após este período, os alunos devem escolher entre Engenharia de Fortificação e Construção (Engenharia Civil), Eletrônica, Comunicações, Elétrica, Mecânica e de Armamento, Mecânica e de Automóveis, Materiais, Química, Cartográfica e Computação.

Mais informações no Manual do Candidato e pelo site do IME.