Topo
pesquisar
Em 18/07/2019 08h44, atualizado em 18/07/2019 08h53

IME (RJ) abre inscrições do Vestibular 2019/2020

Notícias

Prazo acaba em 22 de agosto. São 98 vagas totais, sendo 71 para ativa e 27 na reserva, todas para cursos de Engenharia. Por Lorraine Vilela Campos
Crédito da Foto: IME/Divulgação
Crédito da Foto: IME/Divulgação
PUBLICIDADE

O Instituto Militar de Engenharia (IME) abriu nesta quinta-feira, 18 de julho, as inscrições do Vestibular 2019/2020. Os candidatos podem se inscrever até 22 de agosto e a taxa é de R$ 100.

Faça sua inscrição no Vestibular do IME

Quem pode participar?

O IME exige que o candidato seja brasileiro nato e tenha idade entre mínima de 16 anos (para todas as categorias), enquanto a máxima é de 21 anos para a Reserva e 22 na Ativa, as quais devem estar completas em 31 de dezembro de 2019. 

Isenção

O IME receberá até 29 de julho os pedidos de isenção da taxa do Vestibular 2019/2020. O benefício pode ser solicitado por:

-> Dependentes de ex-combatentes falecidos ou incapacitados em execercício ou em decorrência da participação na Força Expedicionária Brasileira (FEB) ou operações de guerra da Marinha Mercante;

-> Doadores de medúla óssea;

-> Inscritos no CadÚnico ou que sejam de família de baixa renda.

A documentação de cada categoria pode ser vista no Manual do Candidato. Os pedidos podem ser enviados pelos Correios ou entregues na Subdivisão de Concursos do IME, de segunda a quinta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h, ou na sexta-feira, das 8h às 12h. 

O resultado dos pedidos de isenção será publicado em 9 de agosto. Os isentos terão que se inscrever normalmente no Vestibular do IME. 

Vestibular

O Vestibular do IME é constituído de duas fases do Exame Intelectual (EI), Inspeção de Saúde (IS) e Exercícios de Aptidão Física (EAF).

  • Exame Intelectual

O Cartão de Identificação da primeira fase do Exame Intelectual será liberado pelo IME em até 15 dias antes da prova, item que deverá ser impresso e apresentado antes das provas. A seleção será aplicada nas cidades do Rio de Janeiro, Vila Velha (ES), Brasília (DF), Teresina (PI), Goiânia (GO), Manaus (AM), Salvador (BA), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Juiz de Fora (MG), Belém (PA), Recife (PE), Porto Alegre (RS), São Paulo (SP), São José dos Campos (SP) e Campinas (SP). 

A primeira fase do Exame Intelectual será realizada em 15 de outubro, a partir das 13h30. Esta etapa terá caráter objetivo e será composta por 15 questões de Matemática, 15 de Física e 10 de Química. 

De acordo com o Manual, os classificados para a segunda fase poderão acessar o Cartão de Identificação para impressão no dia 23 de outubro. 

A segunda etapa do Exame Intelectual será aplicada de 29 a 31 de outubro. Esta fase do Vestibular será dividida da seguinte maneira:

  • 28 de outubro: prova discursiva de Matemática
  • 29 de outubro: prova discursiva de Física
  • 30 de outubro: prova discursiva de Química
  • 31 de outubro: provas objetivas e discursivas de Português (incluindo redação) e Inglês 

Resultados

O resultado preliminar do Exame Intelectual será divulgado em 10 de dezembro. Já a primeira chamada (obedecendo ao número de vagas) será realizada em 20 de dezembro. 

  • Inspeção de Saúde e Exame de Aptidão Física

Os candidatos que forem aprovados no Exame Intelectual terão que participar da Inspeção de Saúde e do Exame de Aptidão Física para que sejam considerados aptos para entrar no IME. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A Inspeção de Saúde (IS) será realizada em 13 de janeiro de 2020, no IME, e deverá conter a entrega dos laudos dos exames descritos no Manual do Candidato

Já o Exame de Aptidão Físico (EAF) será realizado apenas com os candidatos que passarem na Inspeção de Saúde. Esta avaliação será de 20 de janeiro a 10 de fevereiro de 2020. 

Vagas do IME

O Vestibular 2019/2020 do IME oferece o total de 98 vagas, somando as modalidades Ativa e Reserva. Entenda a diferença entre as categorias:

  • Ativa (71 vagas = 57 para ampla concorrência e 14 para estudantes negros): Categoria voltada para quem deseja seguir carreira militar, sendo o curso de formação (CFOR/IME) com duração de cinco anos, período em que o estudante terá uniforme (fardamento); alimentação; assistência médica, dentária e psicológica, alojamento e soldo (remuneração). 
     
  • Reserva (27 vagas = 22 para ampla concorrência e 5 para estudantes negros): Modalidade destinada aos candidatos que não desejam seguir carreira militar. O primeiro ano do curso de formação é igual ao da Ativa e possibilita ao aluno alojamento, alimentação, uniforme e assistências média, dentária e psicológica. Após este período, o estudante segue na graduação como estudante acadêmico sem função militar e deixa de receber os benefícios citados anteriormente. 

O ciclio básico é geral para todos os estudantes e há a visão geral da Engenharia. Após este período, os alunos escolhem entre as especialidades de Fortificação e Construção (Engenharia Civil), Eletrônica, Comunicações, Elétrica, Mecânica e de Armamento, Mecânica e de Automóveis, Materiais, Química, Cartográfica e Computação.

A oferta do IME é para a cidade do Rio de Janeiro/RJ. Mais informações no Manual do Candidato e no site do Vestibular.

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola