Em 20/12/2019 12h40 , atualizado em 20/12/2019 12h40

Aprovados: IME divulga resultado final do Vestibular 2019/2020

Notícias

Os convocados participarão da Inspeção de Saúde (IS) e do Exame de Aptidão Física (EAF) no mês de janeiro.  Por Lorraine Vilela Campos
Crédito da Foto: IME/Divulgação
Crédito da Foto: IME/Divulgação
PUBLICIDADE

O Instituto Militar de Engenharia (IME) divulgou a primeira chamada do Vestibular 2019/2020 nesta sexta-feira, 20 de dezembro. Os aprovados participarão da Inspeção de Saúde (IS) e do Exame de Aptidão Física (EAF) no mês de janeiro. 

Confira o resultado final

A convocação desta sexta-feira (20) foi divulgada após o período de recursos contra o resultado preliminar publicado em 10 de dezembro. Os aprovados terão a Inspeção de Saúde em 13 de janeiro de 2020, já o Exame de Aptidão Física será realizado entre 20/1 e 10 de fevereiro. 

Vestibular

A primeira etapa do Exame Intelectual do Vestibular do IME foi realizada em 15 de outubro. As provas foram compostas por questões objetivas de Matemática, Física e Química. 

O IME anunciou os classificados para a segunda fase do Exame Intelectual em 21 de outubro. As provas foram aplicadas de 28 a 31 de outubro:

1º dia: prova discursiva de Matemática
2º dia: prova discursiva de Física
3º dia: prova discursiva de Química
4º dia: provas objetivas e discursivas de Português (incluindo redação) e Inglês 

Veja os gabaritos das provas objetivas do Vestibular 2019/2020 do IME

Vagas

O IME ofereceu 98 vagas. As oportunidades são para o Rio de Janeiro e se dividem em Ativa e Reserva. Entenda cada categoria:

Ativa (71 vagas = 57 para ampla concorrência e 14 para estudantes negros): Modalidade voltada para o candidato que deseja seguir carreira militar, sendo o curso de formação (CFOR/IME) com duração de cinco anos, período em que o estudante terá uniforme (fardamento); alimentação; assistência médica, dentária e psicológica, alojamento e soldo (remuneração). 
 
Reserva (27 vagas = 22 para ampla concorrência e 5 para estudantes negros): Categoria voltada para candidatos que não desejam seguir carreira militar. O primeiro ano do curso de formação é igual ao da Ativa e possibilita ao estudante alojamento, alimentação, uniforme e assistências média, dentária e psicológica. Após esta etapa, o aluno segue na graduação como estudante acadêmico sem função militar e deixa de receber os benefícios citados anteriormente. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Cursos

O ciclo básico da graduação do IME é geral para todos os alunos aprovados no Vestibular. Após este período, os estudantes precisam escolher entre Engenharia de Fortificação e Construção (Engenharia Civil), Eletrônica, Comunicações, Elétrica, Mecânica e de Armamento, Mecânica e de Automóveis, Materiais, Química, Cartográfica e Computação.

Mais informações no Manual do Candidato e pelo site do IME.

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES