IME divulga prova e gabarito da 1ª fase do Vestibular 2019/2020

Etapa foi realizada ontem, 15 de outubro. Classificados para a próxima fase serão conhecidos em 23/10.
Em 16/10/2019 09h03 , atualizado em 21/10/2019 12h11 Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da Foto: IME/Divulgação
Crédito da Foto: IME/Divulgação
Crédito da Imagem: IME/Divulgação
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A prova e o gabarito da primeira fase do Exame Intelectual (EI) do Vestibular 2019/2020 do Instituto Militar de Engenharia (IME) já estão disponíveis para consulta. 

Confira o gabarito do IME

A primeira etapa do Exame Intelectual foi aplicada na última terça-feira, 15 de outubro, em Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Campinas/SP, Campo Grande/MS, Curitiba/PR, Fortaleza/CE, Goiânia/GO, Juiz de Fora/MG, Manaus/AM, Porto Alegre/RS, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA, São José dos Campos/SP, São Paulo/SP, Teresina/PI e Vila Velha/ES.

As provas da primeira fase do EI do IME foram constituídas de 15 questões de Matemática, 15 de Física e 10 de Química. 

Os classificados para a segunda etapa serão conhecidos em 23 de outubro. Os candidatos participarão das provas de 28 a 31 de outubro, fase que contará com questões discursivas sobre Matemática, Física, Química e perguntadas objetivas e discursivas sobre Português e Inglês, além de uma redação.

Resultados

O resultado preliminar do Exame Intelectual será publicado em 10 de dezembro, enquanto a primeira chamada sairá no dia 20 seguinte.

A Inspeção de Saúde (IS) será realizada em 13 de janeiro de 2020. Já o Exame de Aptidão Física (EAF) será feito entre 20/01 e 10 de fevereiro. 

Vagas

O IME oferece 98 vagas no Vestibular 2019/2020, para o Rio de Janeiro, oportunidades que se dividem em Ativa e Reserva:

  • Ativa (71 vagas = 57 para ampla concorrência e 14 para estudantes negros): Categoria destinada ao candidato que deseja seguir carreira militar, sendo o curso de formação (CFOR/IME) com duração de cinco anos, período em que o estudante terá uniforme (fardamento); alimentação; assistência médica, dentária e psicológica, alojamento e soldo (remuneração). 
     
  • Reserva (27 vagas = 22 para ampla concorrência e 5 para estudantes negros): Modalidade voltada para candidatos que não desejam seguir carreira militar. O primeiro ano do curso de formação é igual ao da Ativa e possibilita ao estudante alojamento, alimentação, uniforme e assistências média, dentária e psicológica. Após este período, o aluno segue na graduação como estudante acadêmico sem função militar e deixa de receber os benefícios citados anteriormente. 

O ciclo básico do IME é geral para todos os estudantes. Após este período, os alunos devem escolher entre as Engenharias de Fortificação e Construção (Engenharia Civil), Eletrônica, Comunicações, Elétrica, Mecânica e de Armamento, Mecânica e de Automóveis, Materiais, Química, Cartográfica e Computação.

Mais informações no Manual do Candidato e no site do Vestibular.