Whatsapp
Em 23/05/2022 12h49 , atualizado em 23/05/2022 12h58

IFPE abre inscrições para o Processo Seletivo 2022/2

Notícias

Estão em disputa mais de 3 mil vagas em cursos técnicos e superiores, presenciais e a distância. Por Adriano Lesme
Vestibular 2022/2 do IFPE
Vestibular 2022/2 do IFPE
Crédito da Imagem: Arte IFPE
PUBLICIDADE

Estão abertas a partir desta segunda-feira, 23 de maio, as inscrições para o Processo Seletivo 2022/2 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). O prazo vai até o dia 12 de junho e não há taxa.

Faça aqui sua inscrição

O processo seletivo oferece 3.261 vagas em cursos técnicos e superiores, presenciais e a distância, em 16 campi e em oito polos de Educação a Distância (EaD).

No caso dos cursos superiores, a seleção será por meio das notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). São aceitas as edições de 2017, 2018, 2019, 2020 e 2021.

Para os cursos técnicos nas modalidades Integrado, Proeja e Subsequente, os candidatos serão selecionados pelo histórico escolar, ou certificação equivalente, nas disciplinas de língua portuguesa e matemática.

Os inscritos para os cursos técnicos subsequentes também podem usar as notas de Linguagens e Códigos e Matemática de uma das edições do Enem entre 2017 e 2021.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Vagas

Entre as mais de 3 mil vagas oferecidas, 2065 são para cursos técnicos na modalidade Subsequente (voltada para quem já concluiu o ensino médio); 352 são para cursos técnicos integrados ao Ensino Médio (para quem já concluiu o ensino fundamental); 35 na modalidade Proeja – Qualificação Profissional, e 809 são para cursos superiores, sendo 449 destas ofertadas no modo presencial e outras 360, a distância.

O IFPE reserva 60% das vagas dos cursos técnicos e superiores para candidatos que fizeram todo o ensino fundamental ou médio em escolas públicas. Dentro das cotas há vagas reservadas para candidatos de baixa renda, pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência. Nos cursos com vocação agrícola há, ainda, vagas para estudantes oriundos do campo.

Cursos técnicos: Abreu e Lima, Afogados da Ingazeira, Barreiros, Belo Jardim, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Garanhuns, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Palmares, Paulista, Pesqueira, Recife e Vitória de Santo Antão.

Cursos superiores presenciais: Cabo de Santo Agostinho, Garanhuns, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Palmares, Paulista e Recife.

Cursos superiores a distância: polos Águas Belas, Carpina, Gravatá, Limoeiro, Palmares, Pesqueira, Santana do Ipanema e Santa Cruz do Capibaribe.

Resultado

O resultado preliminar será divulgado no dia 4 de julho. Os candidatos terão até o dia seguinte para apresentar recursos, caso queiram. O resultado final é esperado para o dia 8 de julho.

Mais informações no site do IFPE ou no Edital.

Relacionados
A Facape está com inscrições abertas para o Vestibular 2022/2. As inscrições seguem até o dia 30 de junho. A taxa é de R$ 40.
Foram prorrogadas até o dia 17 de junho as inscrições do Processo Seletivo 2022/2 do Instituto Federal de Pernambuco.
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) receberá na próxima quinta-feira, 28 de abril, inscrições para o Vestibular 2022 dos cursos de Dança e Música.
A Universidade de Pernambuco (UPE) já publicou as datas e as principais informações do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) 2023.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES