Gabaritos do Encceja 2020 já podem ser consultados

Exame teve abstenção de mais de 70% após ser adiado em um ano por causa da pandemia.
Em 01/09/2021 15h54 , atualizado em 01/09/2021 18h08 Por Lorraine Vilela Campos

Participantes não podem entrar com recursos contra gabaritos do Encceja 2020
Participantes não podem entrar com recursos contra gabaritos do Encceja 2020
Crédito da Imagem: Brasil Escola
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Os cadernos de provas e os gabaritos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020 foram divulgados nesta quarta-feira, 1º de setembro. 

O Inep não aceitará recursos contra os gabaritos divulgados, sendo as respostas esperadas apenas para fins pedagógicos. 

Baixe as provas e gabaritos do Encceja 2020

As provas do Encceja 2020 foram realizadas no último domingo, 29 de agosto. O exame foi adiado em um ano por causa da pandemia de covid-19.

Apenas 474.079 pessoas compareceram às provas, o que representa 29,5% dos inscritos. O Encceja 2020 teve mais de 1,6 milhão de inscritos, dos quais 301.438 foram para certificação do ensino fundamental e 1.328.608 para o ensino médio. 

Quem compareceu teve que fazer provas em dois períodos:

Ensino Fundamental

  • Matutino: 30 questões distribuídas por Ciências Naturais e Matemática
  • Vespertino: Redação + 30 questões de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, História e Geografia

Ensino Médio

  • Matutino: 30 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias
  • Vespertino: Redação + 30 questões de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias

Reaplicação 

Os participantes que tiveram problemas logísticos ou que não puderam estar presentes por doenças infectocontagiosas podem solicitar a reaplicação das provas até este sábado, 4 de setembro. Anteriormente, o prazo final era sexta-feira (3), mas o Inep suspendeu o sistema de solicitações por um dia para corrigir instabilidades e, por isso, optou pela prorrogação do período. 

São doenças infectocontagiosas citadas pelo Inep: covid-19, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola ou varicela.

Já os problemas logísticos que impediram a realização das provas incluem falta de energia elétrica no local do exame, desastres naturais etc.

Os participantes que tiverem as solicitações aprovadas terão a reaplicação do Encceja 2020 em 13 e 14 de outubro, mesmas datas do exame para privados de liberdade (Encceja PPL).

Certificação

A data de divulgação do resultado do Encceja 2020 não foi informada pelo Inep. Normalmente, as notas são liberadas até 100 dias após a aplicação das provas regulares. 

O participante deve tirar 100 pontos nas provas objetivas e média mínima de 5 pontos na redação para ser aprovado no Encceja 2020. A pontuação da redação vai de 0 a 10, já o exame tem a nota calculada pela Teoria de Resposta ao Item (TRI).

A pessoa que não for aprovada em todas as provas, mas tiver a pontuação necessária em uma ou mais áreas poderá solicitar a declaração de proficiência, documento que retira a necessidade de fazer a disciplina novamente no Encceja 2021. 

O certificado do Encceja 2020 deverá ser solicitado nas Secretarias de Educação e institutos federais conveniados ao Inep, assim como a declaração de proficiência. 

Mais informações pelo site do Inep ou no telefone 0800 616161.