Encceja 2020: aberto prazo para solicitar reaplicação da prova

Participantes com sintomas de covid-19 ou que tiveram problema logístico durante a prova podem solicitar a reaplicação.
Em 30/08/2021 16h00 , atualizado em 31/08/2021 22h20 Por Adriano Lesme

Pedidos de reaplicação do Encceja devem ser feitos até 3 de setembro
Pedidos de reaplicação do Encceja devem ser feitos até 3 de setembro
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A partir desta segunda-feira, 30 de agosto, serão recebidos pedidos de reaplicação do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020. As provas foram aplicadas ontem, dia 29.

Podem solicitar a reaplicação somente participantes que fizeram prova em locais afetados por problemas logísticos ou para quem teve sintomas de doenças infectocontagiosas na véspera ou no dia da prova.

De acordo com o Edital do Encceja, as doenças listadas são covid-19, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola ou varicela. No caso de problemas logísticos, alguns exemplos são desastres naturais e falta de energia elétrica.

Na última semana, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recebeu pedidos de reaplicação de quem manifestou sintoma de covid-19 até sexta-feira, 27 de agosto. Os resultados dessas solicitações já estão disponíveis.

Como solicitar a reaplicação

Os interessados devem solicitar a reaplicação até sábado, 4 de setembro, pelo Sistema Encceja. Será necessário anexar documentos médicos ou declaração informando o problema logístico. Os documentos precisam ser anexados em formato PDF, PNG ou JPG, no tamanho máximo de 2 MB.

ATUALIZAÇÃO: Inicialmente, o prazo encerraria no dia 3 de setembro. O Inep prorrogou em um dia, após suspender os pedidos no dia 31 de agosto.

Os participantes que tiverem o pedido de reaplicação aceito farão as provas do Encceja 2020 nos dias 13 e 14 de outubro, mesmo dia da aplicação para privados de liberdade (Encceja PPL).

Faltei por outros motivos

Os estudantes que faltaram às provas do Encceja 2020 por outro motivo que não doença ou problema logístico não podem solicitar a reaplicação. No entanto, precisam justificar a ausência para não pagar uma taxa na próxima edição.

A justificativa de ausência é feita antes da abertura das inscrições. Situações como assalto ou furto, acidente de trânsito, casamento ou união estável, morte na família e maternidade são algumas das justificativas aceitas pelo Inep.

Encceja 2020

As provas do Encceja 2020 foram realizadas ontem, 29, em todo o país. Mais de 1,6 milhão de pessoas confirmaram a participação, sendo 297.543 em busca da certificação para o ensino fundamental e 1.310.593, para o ensino médio. O número de ausentes não foi divulgado ainda.

Ensino Fundamental

Matutino: 30 questões distribuídas por Ciências Naturais e Matemática
Vespertino: Redação + 30 questões de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, História e Geografia

Ensino Médio

Matutino: 30 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias
Vespertino: Redação + 30 questões de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias

Os cadernos de provas e os gabaritos do Encceja 2020 serão divulgados na próxima quarta-feira, dia 1º de setembro. 

Resultado

A data do resultado do Encceja 2020 ainda não foi informada pelo Inep. Geralmente, as notas saem 100 dias após as provas. 

Assim como no Enem, o cálculo das provas objetivas do Encceja é baseado na Teoria de Resposta ao Item (TRI). Apenas a pontuação da prova de redação varia de 0 a 10, pois o cálculo não é feito pela TRI.

O participante deverá solicitar o certificado (ou declaração de proficiência) nas Secretarias de Educação e institutos federais conveniados ao Inep. Será necessário comparecer ao local e informar número de inscrição no exame e apresentar os documentos pessoais. 

Quem não for aprovado em todas as provas, mas conseguir a pontuação necessária em uma ou mais áreas, poderá solicitar a declaração de proficiência, documento que retira a necessidade de fazer a disciplina novamente no Encceja 2021. 

Mais informações no edital do Encceja