O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou nesta sexta-feira, 9 de abril, que decidiu adiar para 29 de agosto de 2021 as provas da edição 2020 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Elas estavam agendadas para 25 de abril.
O motivo do adiamento é o agravamento da pandemia de coronavírus. Para justificar a mudança, o Inep cita que, no final de março, 16 estados e o Distrito Federal estavam em colapso na saúde e apenas duas unidades da Federação possuíam capacidade menor que 80% dos leitos para pacientes acometidos com a covid-19.
Leia também: Como estudar para o Encceja
Em comunicado à imprensa, o Inep afirma que "a postergação da data de aplicação do Encceja 2020 trará o menor impacto possível diante do estado de emergência de saúde pública de importância internacional". O adiamento também visa garantir a segurança das pessoas envolvidas na aplicação do exame em todo o país.
O novo calendário do Encceja 2020 foi oficializado na edição de hoje do Diário Oficial da União. A data para divulgação dos locais de provas não foi informada.
Números
O Encceja 2020 recebeu 1.630.046 inscrições, uma queda de 45% em relação à edição de 2019. Entre os 1,6 milhão de inscritos, 301.438 estão interessados na certificação de ensino fundamental e 1.328.608 para o ensino médio.
Entre as quatro provas ofertadas pelo Encceja 2020, as áreas que tiveram mais procura pelos inscritos na busca de certificação no ensino médio foram Matemática e suas Tecnologias (1.180.500 inscritos), seguida pela de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação (1.065.461). No ensino fundamental, foram Português, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Redação (267.314), seguida de Matemática (266.155).
No Encceja é possível obter certificação por áreas quando o participante não consegue a pontuação mínima em todas as provas. Assim, o estudante faz em outro ano apenas as áreas nas quais ficou dependente.
Provas Encceja 2020
O Encceja 2020 será em 29 de agosto, das 9h às 13h e das 15h30 às 20h30. As provas contarão com questões objetivas sobre as diferentes áreas do conhecimento (ou disciplinas) e uma redação.
ENSINO FUNDAMENTAL
MATUTINO |
Ciências Naturais e Matemática | 30 QUESTÕES |
VESPERTINO | Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; História e Geografia |
30 QUESTÕES |
ENSINO MÉDIO
MATUTINO | Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias | 30 QUESTÕES |
VESPERTINO | Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias | 30 QUESTÕES |
Quanto é necessário tirar para passar no Encceja 2020?
É preciso tirar no mínimo 100 pontos nas provas objetivas e média mínima de 5 pontos na redação para ser aprovado no Encceja 2020. No entanto, as unidades certificadoras têm autonomia para estipular valores de proficiência mínima diferentes do proposto pelo Inep.
Assim como no Enem, o cálculo das provas objetivas do Encceja é baseado na Teoria de Resposta ao Item (TRI). Apenas a pontuação da prova de redação varia de 0 a 10, pois o cálculo não é feito pela TRI.
Como pegar o certificado do Encceja 2020?
O participante deverá solicitar o certificado (ou declaração de proficiência) nas Secretarias de Educação e institutos federais conveniados ao Inep. Será necessário comparecer ao local e informar número de inscrição no exame e apresentar os documentos pessoais.
Quem não for aprovado em todas as provas, mas conseguir a pontuação necessária em uma ou mais áreas, poderá solicitar a declaração de proficiência, documento que retira a necessidade de fazer a disciplina novamente no Encceja 2021.
Mais informações no edital do Encceja.