Whatsapp
Em 07/12/2021 17h19 , atualizado em 07/12/2021 17h20

Inep divulga data do resultado do Encceja 2020

Notícias

Mais de 470 mil pessoas buscam a certificação do ensino fundamental ou médio. Por Adriano Lesme
PUBLICIDADE

O resultado da edição de 2020 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) será publicado no dia 13 de dezembro. A informação foi divulgada nesta terça-feira, 7, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

As notas dos estudantes que almejam o diploma do ensino fundamental ou médio poderão ser consultadas no site do Sistema Encceja. O acesso é feito por meio de login no portal gov.br.

As provas do Encceja 2020 foram realizadas no dia 29 de agosto, com um ano de atraso por causa da pandemia de Covid-19. Apenas 474.079 pessoas compareceram às provas, o que representa 29,5% dos inscritos. 

O Encceja 2020 teve mais de 1,6 milhão de inscritos, dos quais 301.438 foram para certificação do ensino fundamental e 1.328.608 para o ensino médio.

Nos dias 13 e 14 de outubro, houve reaplicação para participantes afetados por problemas logísticos durante as provas e para quem teve sintomas de doenças infectocontagiosas na véspera ou no dia da prova. Nessas mesmas datas teve aplicação para privados de liberdade (Encceja PPL).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Provas

No Encceja, os participantes respondem questões objetivas e elaboram uma redação. As provas são aplicadas em dois períodos:

Ensino Fundamental

  • Matutino: 30 questões distribuídas por Ciências Naturais e Matemática
  • Vespertino: Redação + 30 questões de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, História e Geografia

Ensino Médio

  • Matutino: 30 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias
  • Vespertino: Redação + 30 questões de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias

Baixe as provas e gabaritos do Encceja 2020

Certificação

O participante deve tirar 100 pontos nas provas objetivas e média mínima de 5 pontos na redação para ser aprovado no Encceja. Assim como no Enem, o cálculo das provas objetivas do Encceja é baseado na Teoria de Resposta ao Item (TRI), exceto na redação.

A pessoa que não for aprovada em todas as provas, mas tiver a pontuação necessária em uma ou mais áreas, poderá solicitar a declaração de proficiência, documento que retira a necessidade de fazer a disciplina novamente no Encceja 2021. 

O certificado do Encceja 2020 deverá ser solicitado nas Secretarias de Educação e institutos federais conveniados ao Inep, assim como a declaração de proficiência. 

Mais informações pelo site do Inep ou no telefone 0800 616161. 

Relacionados
Os gabaritos do Encceja 2020 foram divulgadas nesta quarta-feira, 1º de setembro. Participantes não podem entrar com recursos.
Foi deflagrada pela Polícia Federal a Operação Bancarrota, que investiga suposta corrupção nas contratações das gráficas do Enem entre 2010 e 2019.
O Inep liberou o resultado do Encceja 2020. Veja o que é preciso fazer para obter o certificado de conclusão do ensino fundamental ou ensino médio.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES