Etecs (SP): inscrições abertas para o Vestibulinho 2021/1

Estão sendo oferecidas mais de 86 mil vagas, distribuídas entre os Ensinos Médio, Técnico, Integrado e Especialização Técnica. Seleção será pelo histórico escolar.
Em 24/11/2020 08h06 , atualizado em 24/11/2020 11h33 Por Giullya Franco

Crédito: Divulgação/Etecs
Crédito: Divulgação/Etecs
Crédito da Imagem: Divulgação/Etecs
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

As Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo (Etecs) abriram nesta terça-feira, 24 de novembro, as inscrições para o Vestibulinho 2021/1. Prazo vai até as 15h do dia 14 de dezembro e a taxa é de R$ 19.

Inscreva-se no Vestibulinho 

Os pedidos de redução de 50% no valor da taxa de inscrição foram recebidos até ontem, 23 de novembro. A redução da taxa será concedida aos matriculados nos ensinos fundamental, médio, superior ou em cursinho e que tenham renda de até dois salários mínimos, assim como os desempregados. A liberação do resultado das solicitações será liberada no dia 1º de dezembro.

Vestibulinho 2021/1

Observando a situação de pandemia do coronavírus, as Etecs não vão aplicar provas presenciais e vão manter a mesma forma de seletiva realizada na última edição do Vestibulinho.

Nesta seleção os candidatos serão avaliados pelo histórico escolar. No dia 31 de dezembro será divulgada a lista de inscrições que foram deferidas e os candidatos poderão apresentar recursos nos dias 4 e 5 de janeiro de 2021. O resultado do recurso será liberado no dia 13 seguinte.

No caso dos cursos técnicos de Canto, Dança, Regência e Teatro há a exigência de uma prova de habilidades específicas. Essa prova será feita de forma on-line, no dia 15 de janeiro.

  • Bônus

No Vestibulinho das Etecs é utilizado o Sistema de Pontuação Acrescida. Os pontos são adicionados à nota final dos candidatos. Veja: 

- 3% para candidato autodeclarado negro
- 10% para candidatos que fizeram da 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental em instituições públicas
- 13% para candidatos negros que sejam de escolas públicas

No dia 19 de janeiro será divulgado o resultado final do Vestibulinho 2021/1 e as matrículas serão feitas nos dias 20 e 21 seguintes. Já a primeira chamada para os cursos que fizerem a prova de habilidades será informada no dia 22 de janeiro e as matrículas serão recebidas em 26 e 27.

Vagas

As Etecs têm oferta de mais de 86 mil vagas, distribuídas entre os Ensinos Médio, Técnico, Integrado e Especialização Técnica.

- Cursos técnicos concomitantes ou subsequentes ao ensino médio: são 47.196 vagas para os cursos oferecidos nas modalidades presencial, semipresencial e online. 

- Ensino Médio Integrado: 35.953 vagas nas seguintes modalidades:

  • Ensino Técnico Integrado ao Médio: 16.350 vagas para estudar o ensino médio e o técnico juntos, em tempo integral.
  • Novotec Integrado: 18.532 vagas em 36 cursos de Ensino Médio com Habilitação Técnica Profissional ou com Qualificação Profissional. 
  • Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS): 1.071 vagas para quem deseja completar em cinco anos os ensinos Médio, Técnico e Superior Tecnológico em Administração, Desenvolvimento de Sistemas, Logística ou Química.

- Modalidades do Ensino Médio: as Etecs oferecem três opções de formação adequadas às orientações da Reforma do Ensino Médio.

  • Ensino Médio com ênfase em Linguagens, Ciências Humanas e Sociais: 1.475 vagas
  • Ensino Médio com ênfase em Ciências Biológicas, Agrárias e da Saúde: 435 vagas
  • Ensino Médio com ênfase em Ciências Exatas e Engenharias: 470 vagas

- Especialização de Ensino Médio: o Vestibulinho disponibiliza ainda 300 vagas para o curso de Gestão de Projetos, na modalidade online. Outras 320 serão distribuídas por mais sete cursos presenciais: Desenvolvimento de Aplicativos para Smartphones; Enfermagem do Trabalho; Gestão de Energia; Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição; Logística Reversa; Panificação e Confeitaria; Radiocomunicação.

Para mais informações acesse o Site das Etecs ou consulte o Manual do Candidato.