Logística

O Técnico em Logística é responsável pela administração de materiais e recursos de uma empresa.
Por Letícia de Oliveira Januário

O Técnico em Logística deve dominar as ferramentas tecnológicas da área.
O Técnico em Logística deve dominar as ferramentas tecnológicas da área.
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O profissional técnico em Logística é responsável por programar e coordenar as operações de transporte e distribuição de produtos em uma empresa. Nos últimos anos, essa profissão está em ascensão, tendo em vista que a logística é um dos pontos principais para uma boa distribuição de tudo o que é comercializado no país.

Embora o termo logística nos remeta à distribuição de produtos via transporte, ela vai além dessa definição, pois engloba toda a cadeia produtiva de uma empresa. Essa ferramenta, em suma, busca uma maneira de planejar as operações com vistas a minimizar os custos e maximizar os lucros utilizando as ferramentas que a tecnologia oferece. 

A formação técnica em Logística tem duração média de dois anos. Durante o curso, o aluno é condicionado a matérias variadas, começando por conteúdos de Ciências Exatas, como Estatística, passando por Informática Básica e chegando a matérias mais avançadas, como Legislação de Trânsito e Gestão Patrimonial. Para aprofundar-se mais nos estudos e buscar uma formação superior, o técnico pode cursar a graduação Tecnológica em Logística e Transporte

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O curso técnico em Logística faz parte do eixo tecnológico de Gestão e Negócios, um dos treze eixos tecnológicos subdivididos pelo Ministério da Educação (MEC). Com mais de 40 mil vagas, a formação foi a que mais ofertou postos para o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) no segundo semestre de 2014.

Mercado de Trabalho

Com as empresas buscando cada vez mais métodos que agilizem os processos de distribuição de produtos e serviços, o mercado para o profissional de logística promete ser promissor. O profissional encontrará portas abertas em comércios, indústrias e prestadores de serviços, como companhias aéreas e de transportes terrestres, engenharia, despachantes aduaneiros, entre outros.