Dia do Vestibulando: uma jornada de desafios em busca da aprovação

Estudante e coordenador pedagógico compartilham suas experiências com o processo de estudos para vestibulares
Em 23/05/2023 11h41 , atualizado em 23/05/2023 12h55 Por Lucas Afonso

Luana Horta é uma jovem estudante. Na foto está sentada, sorrindo em uma sala de aula
Luana Horta (17) pretende cursar Medicina.
Crédito da Imagem: Divulgação / Poliedro
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Dia do Vestibulando, comemorado neste 24 de maio, é uma homenagem aos estudantes que estão se preparando para as provas de vestibulares e pretendem entrar no ensino superior.

A jornada de estudos para quem irá realizar essas avaliações e quer conseguir uma vaga em uma instituição é repleta de desafios. Uma trajetória que exige foco e disciplina em seguir uma rotina de estudos.

Luana Horta (17), estudante do cursinho para Medicina do Poliedro Curso, está no último ano do ensino médio. É um ano importante para sua vida, e ela conta que teve de adaptar totalmente sua rotina.

"Aprendi a conciliar as demandas do cursinho com as minhas necessidades, dando prioridade aos meus estudos, mas sem deixar de lado o meu descanso. Além das aulas, no meu plano de estudos eu organizei quais matérias eu iria estudar todos os dias, encaixando horários para exercício físico, descanso e lazer. Sei que sem estar saudável mentalmente, o meu estudo não será produtivo".

Luana Horta

O processo de estudos para provas importantes como são os vestibulares é permeado de desafios para os estudantes e as pessoas que convivem com eles. Márcio Guedes, coordenador pedagógico do Poliedro Curso, compreende essa etapa como uma oportunidade de crescimento pessoal.

"A preparação exige disciplina e organização para as muitas horas de estudo árduo e direcionado. Os vestibulandos enfrentam uma rotina exigente, pois precisam ter boa base teórica, pelos conteúdos assimilados e aprofundados, além de saber expor seu potencial, na hora de fazer a prova – que exige controle de tempo, estratégia e controle emocional."

Márcio Guedes

Diante desses fatores, no entendimento de Márcio, o estudante passa a desenvolver uma maturidade, que contribui nesse processo, na faculdade e na vida. 

Leia também: Estudantes que passaram no vestibular dão dicas de estudo

Rotina de estudos e questões emocionais

A jovem Luana Horta confessa que o seu rendimento não é o mesmo todos os dias. Mesmo com essa realidade, a estudante busca dar o seu melhor, com ou sem a motivação. 

"Outra coisa que eu mudei na minha mentalidade de pré-vestibulanda foi entender que existirão momentos em que os sentimentos de medo, insegurança e ansiedade estarão mais aflorados, até porque a possibilidade do meu melhor não ser o suficiente para passar é algo provável, considerando o nível da concorrência do curso. Os professores me ajudam nesse sentido. Não posso deixar isso me abalar e devo apenas focar em dar o meu 100% todos os dias, para que no dia do vestibular, eu faça a prova com a certeza de que eu dei o meu melhor, independente do resultado". 

Luana Horta

Márcio Guedes é um homem branco e está sorrindo na foto
Márcio Guedes, coordenador pedagógico
do Poliedro Curso.
Crédito: Divulgação / Poliedro.

Márcio Guedes explica que é fundamental reconhecer a importância de uma preparação adequada para o vestibulando.

Nesse sentido, o coordenador pedagógico reforça o papel do cronograma de estudos que é utilizado para criar uma rotina, considerando tempo destinado tanto aos estudos quanto ao lazer.

O equilíbrio é fundamental em todo o processo. Priorizar o estudo e o desacanso, já que nessa etapa é muito comum que os estudantes se sintam ansiosos, inseguros e estressados.

O apoio e suporte emocional faz diferença, segundo Guedes. Isto quer dizer que amigos, familiares e profissionais participam efetivamente do processo de preparação dos vestibulandos e contribuem para a qualidade da saúde emocional desses estudantes. 

Veja também: Como elaborar um cronograma de estudos para o Enem