Dia do Vestibulando: veja dicas de estudantes que se destacaram nos vestibulares

Estudantes que passaram em importantes vestibulares compartilham dicas para quem está estudando para provas do Enem e vestibulares
Em 23/05/2023 07h30 Por Lucas Afonso

Estudante branca sorrindo. Texto Dicas de estudantes que passaram no vestibular
Na foto, Alice Brayner (19), aprovada em Medicina na Universidade de São Paulo (USP).
Crédito da Imagem: Foto - Divulgação
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Dia do Vestibulando é comemorado nesta quarta-feira, 24 de maio. A data celebra os estudantes que estão no processo de preparação para entrar no ensino superior.

Os estudos para as provas do Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio, e de vestibulares, envolvem diferentes fatores como dedicação, organização da rotina, abdicações e disciplina.

Para ajudar as e os estudantes, neste Dia do Vestibulando, o Brasil Escola separou algumas dicas de estudantes que se destacaram em importantes processos seletivos de ingresso ao ensino superior. Confira!

Veja também: Professor explica sobre a importância do vestibulando saber das etapas de aprendizagem para organizar sua rotina de estudos 

Dicas de estudantes que passaram no vestibular

Entrar para o curso de Medicina é um grande sonho para muitas e muitos vestibulandos. A formação é a mais concorrida e com isso exige mais das e dos estudantes que pretendem se tornar futuros médicos.

A jovem Alice Nogueira Brayner (19) que fez o ensino médio no Colégio Master, de Fortaleza (CE), conseguiu a aprovação em Medicina na instituição de ensino mais prestigiada do país: a Universidade de São Paulo (USP).

A estudante que entrou para o curso de Medicina da USP logo após concluir o ensino médio compartilha no vídeo abaixo dicas práticas para ajudar quem está se preparando para os vestibulares:

Aprender a errar. A afirmativa da jovem Alice diz muito sobre o seu processo de estudos. Ela conta que aprendeu a filtrar o máximo de conhecimento possível a partir dos seus erros, a ser mais compreensiva com seus erros, a não subestimar as aulas, disciplinas ou mesmo educadores. "Entender duas limitações e suas vantagens é essencial nessa trajetória". 

O processo de estudos de Alice exigiu muita disciplina e dedicação integral:

"Eu sabia do tamanho do meu sonho, que era passar em Medicina na USP, reconhecia que meu esforço deveria ser proporcional a isso. Escolhi esse curso porque tinha desejo de contribuir com a minha comunidade da forma mais nobre possível: dedicando meu tempo e o meu conhecimento".

Alice Brayner

Alice diz aos futuros e atuais vestibulandos permanecerem pacientes, humildes e a nunca desistirem do que realmente desejam. "Nenhum sonho é tão grande que não possa se tornar realidade! Estude, seja disciplinado, abra mão do que tiver de abrir. Acredite: tudo vai valer a pena no final, nada paga ler seu nome na lista de aprovados". 

Para o estudante Matheus Iruã dos Santos da Costa, aprovado em Engenharia de Energias Renováveis na Universidade Federal do Ceará (UFC), o seu diferencial foi saber balancear os estudos com momentos de descontração. "Estudar é essencial, mas ter um bom lazer e não se sobrecarregar tanto é importante também", comenta o vestibulando. 

Nota mil na redação da Fuvest

Ana Beatriz Lima Buarque conseguiu um excelente desempenho no vestibular mais concorrido do país, a Fuvest.

A jovem de 17 anos recebeu a nota máxima na redação da Fuvest, processo seletivo de ingresso para a USP.

Além desse resultado, a estudante conseguiu a aprovação no curso de Medicina da UFC e em Engenharia de Computação na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde atualmente estuda.

A dica dada por ela é se manter calmo durante todo o processo e confiante em si mesmo e em sua bagagem de conhecimento.

Quanto aos estudos, resolver provas anteriores, em seu ponto de vista, contribui para que os vestibulandos tenham ideia de como funciona o vestibular e passem a identificar o que mais cai e o que é necessário estudar.

Em relação à nota máxima na redação da Fuvest, Ana comenta que o seu pensamento crítico, construído ao longo dos anos, foi um diferencial na produção textual do vestibular.

"No dia a dia, assistia a séries e filmes, lia livros e até posts nas redes sociais e, a partir disso, desenvolvia meu pensamento crítico, vendo opiniões contrárias e refletindo sobre elas, trazendo argumentos e me desafiando a pegar coisas do dia a dia e transformá-las em repertório"

Ana Beatriz

Estude no Brasil Escola

O Brasil Escola possui diversas opções para vestibulandos poderem se preparar para o Enem e vestibulares.

No site é possível realizar simulados do Enem, acompanhar dicas de estudo, ler artigos dos mais diversos temas, resolver exercícios e acessar ao Tire Dúvidas, espaço virtual em que os usuários podem tanto fazer perguntas quanto responder dúvidas de outros estudantes.

É possível também enviar redação para correção por meio do Banco de Redações.

Nesta semana, a Iara, Inteligência Artificial do Brasil Escola, foi apresentada. Ela receberá a partir do próximo mês redações dos usuários, entregando a correção no padrão do Enem em menos de um minuto! A ferramenta é totalmente gratuita, assim como as demais funcionalidades do Brasil Escola.