Dia do Vestibulando: confira relato de jovem que estuda para fazer Medicina

Conheça a história de Elias Ferreira (22) que já conciliou o trabalho com estudos e pretende cursar Medicina
Em 23/05/2024 11h42 , atualizado em 23/05/2024 11h51 Por Lucas Afonso

Elias é um jovem negro e está sorrindo na foto
Elias pretende fazer Medicina e se especializar em Psquiatria.
Crédito da Imagem: Divulgação / Poliedro
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O vestibulando é aquele estudante que se dedica a realizar provas de vestibulares e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesta sexta-feira, 24 de maio, é comemorado o Dia do Vestibulando como forma de homenagear e valorizar o empenho dessas pessoas que buscam ingressar em um curso superior.

Natural de São José dos Campos, em São Paulo, o jovem Elias Ferreira (22) é um dos milhões de vestibulandos brasileiros. Com o foco no Enem, ele busca a sonhada vaga no curso de Medicina, um dos mais concorridos dos vestibulares e processos seletivos.

Elias concluiu os estudos na rede pública e em conversa com o Brasil Escola destaca a surpresa ao abrir o caderno de provas de sua primeira edição do Enem, como treineiro. Ali percebeu as ausências que existem no ensino público, principalmente o noturno. Agora, no curso pré-vestibular do Poliedro, busca se qualificar para conquistar um bom desempenho na avaliação. 

Leia também: Dia do Vestibulando - Especialistas compartilham dicas para quem vai fazer o Enem e vestibular

Trabalho e estudos 

Como muitos estudantes, Elias já conciliou os estudos com o trabalho. Entre suas ocupações, já trabalhou em papelaria, casa de ferragem e hamburgueria. Em um de seus trabalhos descobriu o que quer fazer profissionalmente.

O jovem paulista trabalhou por um período na parte administrativa de uma clínica neurológica, e com o passar do tempo, lidando diretamente com os pacientes de espaço, descobriu o interesse pela Psiquiatria, uma das especialidades de Medicina. Foi aí que decidiu se dedicar aos estudos para entrar para o curso de Medicina.

Elias Ferreira é um jovem negro com camisa de frio amarela na foto
Elias Ferreira é estudante do Curso Poliedro de São José dos Campos, em São Paulo.
Crédito: Divulgação / Poliedro.

A experiência de conciliar trabalho com estudos o ajudou a manter o foco. Essa realidade possibilitou com que ele acrescentasse alternativas para que pudesse estudar nas horas vagas que tinha. 

O estudante compartilha um recado a outros vestibulandos que estão vivenciando essa realidade. "Cuidem de sua saúde física e mental". Elias reforça que a educação é um caminho de transformação, mas que o cuidado com a saúde mental e do corpo é fundamental neste processo. 

Em sua rotina, ele destaca a importância de seguir um cronograma de estudos. "É muito importante ter um norte para revisar as matérias de forma eficiente", afirma.  

Atualmente, dedica o seu tempo somente aos estudos. Conta com o apoio de seus familiares e concilia os estudos com as atividades como monitor em seu cursinho.

Na monitoria, ele auxilia os professores na sala de aula e ajuda na entrega dos materiais didáticas e na resolução de eventuais problemas. Essa oportunidade, segundo o jovem, o ajuda a evoluir como pessoa, estudante e como profissional. 

Carreira profissional em Medicina

Veja, no vídeo abaixo, o depoimento da cirurgiã vascular Laryssa Franco que conta sobre a prática profissional na Medicina: