Topo
pesquisar
Em 19/01/2017 15h33, atualizado em 19/01/2017 15h43

Demanda do Vestibular 2017 da UFPA já está disponível para consulta

Notícias

Seleção é exclusiva para quem fez o Enem 2016. Cotistas representam a maioria dos inscritos. Por Lorraine Vilela Campos
PUBLICIDADE

A Universidade Federal do Pará (UFPA) divulgou nesta quinta-feira, 19 de janeiro, a demanda do Processo Seletivo 2017. Na ampla concorrência, ou seja, quem não usa cotas, Medicina possui a maior disputa por vagas, totalizando 48,66 por oportunidade. O curso é integral e ministrado em Belém. 

Confira a demanda de todos os cursos

As maiores demandas da ampla concorrência seguem com Direito (matutino), contando com 37,69 candidatos por vaga; Psicologia (matutino), o qual registrou 37,08 e Fisioterapia (integral), graduação que tem 34,79 disputando cada oportunidade, sendo que para esses cursos as ofertas mais procuradas são em Belém. 

Entre os cotistas, a demanda é diferente, mas a procura maior também é concentrada em Belém. O curso mais concorrido é Educação Física (matutino), o qual tem 140,79 por oportunidade. Na sequência estão Enfermagem (integral), com 130,24 candidatos por vaga e Psicologia (matutino), onde cada posto é disputado por 119,25 vestibulandos. 

Inscritos e Oportunidades

O Processo Seletivo da UFPA registrou 107.597 inscritos, dos quais 87.100 são cotistas, 20.219 não cotistas (ampla concorrência) e 278 são Pessoas com Deficiência (PcD). 

A seleção oferece 6.167 vagas para 2017, sendo a metade para cotistas. O número de oportunidades sofreu alteração no fim do ano passado e, com a retificação, a oferta inicial que era de 6.088 teve um aumento de 79 postos. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As vagas são para Belém, Bragança, ltamira, Cametá, Breves, Mocajuba, Oeiras do Pará, Ananindeua, Castanhal, Salinópolis,Tucuruí, Soure, Abaetetuba, Limoeiro do Ajuru, Capanema, Baião, Bagre,Tomé-Açu e Porto de Moz. 

Vestibular

A seleção é exclusiva para quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016, cujo resultado foi divulgado no fim da manhã de ontem (18). As notas substituem a aplicação de provas de conhecimentos gerais e redação. 

Candidatos aos cursos de Dança e Música tiveram uma etapa complementar, o Exame de Habilidades Específicas (EHE). Inicialmente previsto para 11 de dezembro, as provas foram realizadas em 8 de janeiro. Até o momento a universidade não divulgou a data em que o desempenho de tais candidatos será divulgado. É importante que o vestibulando acompanhe a página do Ceps para se informar sobre as retificações e cronograma. 

Candidatos que tenham estudado todo o ensino médio em escolas do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e/ou Tocantins contam com bônus de 10%. 

Para não ser desclassificado, o candidato precisa ter nota mínima de 400 pontos em cada prova objetiva do Enem e 500 na redação. Os vestibulandos de Música e Dança devem, ainda, obter a aprovação do EHE. 

A data de resultado do Vestibular ainda não foi informada. Mais informações no Edital

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola