UFPA divulga Listão de Aprovados do Vestibular 2017

Seleção utilizou as notas do Enem 2016 e ofereceu 6.167 vagas em diversas cidades do Pará.
Em 04/02/2017 11h03 , atualizado em 06/02/2017 14h01 Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da Imagem: ufpa
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Federal do Pará (UFPA) divulgou o Listão do Vestibular 2017 na manhã deste sábado, 4 de fevereiro. A seleção foi exclusiva para participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016. 

Confira o resultado

As matrículas podem ser feitas a partir de 10 de fevereiro, nas datas, horários e locais listados neste Edital. Os classificados deverão apresentar uma foto 3x4 acompanhada dos originais e cópias dos seguintes documentos:

  • CPF;
  • Cédula de Identidade (RG);
  • Certidão de quitação eleitoral (para maiores de 18 anos);
  • Comprovante de quitação militar (para homens maiores de 18 anos);
  • Histórico Escolar do Ensino Médio;
  • Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Diploma de Conclusão do Ensino Técnico integrado ao Médio;
  • Comprovante de residência (água, luz ou telefone);
  • Declaração de que não possui vínculo com outra Instituição Pública de Ensino,que é parte integrante do Cadastro Acadêmico de Calouro (COC) e que deverá ser devidamente preenchida;
  • Cadastro acadêmico do calouro(COC), que deverá ser preenchido on-line e impresso, e estará disponível nesta página eletrônica.

Seleção

Participaram do Processo Seletivo 107.597 candidatos, sendo 87.100 cotistas, 20.219 ampla concorrência e 278 Pessoas com Deficiência (PcD). 

A classificação dos aprovados foi feita com base nas notas do Enem 2016. Foi preciso nota mínima de 400 pontos em cada prova objetiva e 500 na redação. O exame substituiu as provas de conhecimentos gerais e redação do Vestibular. 

Os candidatos aos cursos de Dança e Música contaram, ainda, com o Exame de Habilidades Específicas (EHE). A etapa complementar se soma às notas do Enem para obter o resultado final dessas graduações. 

Os vestibulandos que estudaram todo o ensino médio em escolas do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e/ou Tocantins tiveram bônus de 10% na pontuação. 

Oportunidades

O Vestibular da UFPA ofereceu 6.167 vagas para 2017, sendo a metade reservada para cotistas. O número de oportunidades mudou no fim do ano passado e, com a retificação, a oferta inicial que era de 6.088 teve um aumento de 79 postos. 

As oportunidades são para Belém, Bragança, ltamira, Cametá, Breves, Mocajuba, Oeiras do Pará, Ananindeua, Castanhal, Salinópolis,Tucuruí, Soure, Abaetetuba, Limoeiro do Ajuru, Capanema, Baião, Bagre,Tomé-Açu e Porto de Moz. 

Medicina foi o curso mais concorrido pela ampla concorrência. A graduação registrou 48,66 candidatos por vaga da graduação que é ministrada em Belém, em período integral. 

Para os cotistas, a maior disputa foi em Educação Física, matutino, ministrado em Belém. Cada vaga foi disputada por 140,79 candidatos. 

Mais informações no Edital