Topo
pesquisar
Em 18/01/2017 15h44, atualizado em 18/01/2017 15h44

Veja as notas máximas e mínimas do Enem 2016

Notícias

Entenda como o resultado do exame é calculado e saiba se você se saiu bem nas provas. Por Lorraine Vilela Campos
PUBLICIDADE

As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 já estão disponíveis para consulta. O resultado foi divulgado no fim da manhã desta quarta-feira, 18 de janeiro. Durante a coletiva de imprensa com o Ministério da Educação (MEC), foram informadas as pontuações máximas e mínimas de cada área das provas. 

Acesse suas notas do Enem 2016

Primeiro, você precisa saber que a pontuação mínima apresentada não é zero e máxima não precisa ser necessariamente mil, como vemos na redação. Em 2015, por exemplo, a maior nota de matemática foi 1.008,3. Estranho, não? O motivo é que o Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) utiliza a Teoria de Resposta ao Item (TRI) para calcular a pontuação dos participantes, por isso não é possível fazer o cálculo sozinho, apenas com número de acertos ao conferir o gabarito. 

Tire suas dúvidas sobre o resultado

Em resumo, a Teoria de Resposta ao Item (TRI) é um cálculo que considera a quantidade de acertos em determinada questão, possibilidade de acerto em caso de chute - fator que mostra se a pergunta é considera fácil ou difícil e outros fatores. Por esse motivo, se você e seu amigo acertaram o mesmo número de alternativas, não quer dizer que tenham a mesma nota

Calcule sua média

As pontuações máximas e mínimas de cada prova não são pré-fixadas e mudam conforme o ano. A média geral também sofre alterações em cada edição, mas costumam ficar entre 450 e 500 pontos. Um pior desempenho pode ser considerado quando o valor fica cada vez mais menor em relação ao valor mediano. Já para se sair bem é preciso estar acima da média (quanto mais alto, melhor o resultado). 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Notas

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias foi a área do Enem 2016 que apresentou a menor nota, registrando pontuação mínima de 287,5, enquanto a máxima foi de 846,4 pontos. A média total dos participantes nesta prova foi de 520,5. 

Matemática e suas Tecnologias registrou a segunda menor pontuação, 309,7 pontos, e sua maior foi 991,5. A média total dos estudantes foi de 489,5. 

A menor nota de Ciências da Natureza e suas Tecnologias foi 316,5 pontos, sendo 871,3 a maior pontuação desta prova. Como média total, tal área registrou 477,1. 

Ciências Humanas e suas Tecnologias teve como menor nota 317,4 pontos, enquanto a máxima foi de 859,1. A média total desta prova foi de 533,5. 


 Notas máximas e mínimas em cada área, junto à média geral e dos concluintes

Pesos

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU), plataforma que substitui o vestibular e permite o ingresso em universidades e institutos públicos com o Enem, costuma usar pesos nas notas para cada curso, ou seja, graduações de Humanas cobram mais de Ciências Humanas e Linguagens e Códigos, multiplicando a pontuação por um valor pré-determinado, o que aumenta os pontos na hora de concorrer à tão sonhada vaga. Saiba mais aqui

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Enem Brasil Escola