Whatsapp
Em 27/09/2021 15h05 , atualizado em 27/09/2021 15h07

Cederj abre inscrições do Vestibular 2022/1

Notícias

Seleção preencherá 7.594 vagas em cursos superiores a distância (EaD). Prazo acaba em 28 de outubro. Por Lorraine Vilela Campos
Provas presenciais serão realizadas em dezembro
Provas presenciais serão realizadas em dezembro
Crédito da Imagem: shutterstock
PUBLICIDADE

O Consórcio Cederj, da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj), abriu as inscrições do Vestibular 2022/1 nesta segunda-feira, 27 de setembro. O prazo vai até 28 de outubro e a taxa é de R$ 85.

Faça sua inscrição no Vestibular do Cederj

Os pedidos de isenção da taxa e a pré-inscrição nas cotas e ações afirmativas do Vestibular terminaram no último domingo (26). O resultado está previsto para 18 de outubro. 

Os candidatos que forem beneficiados com a isenção e/ou cotas/ações afirmativas terão que se inscrever no Vestibular 2022/1 de 18 a 28 de outubro para que não percam a chance de participar da seleção. 

A isenção foi destinada aos candidatos com renda familiar per capita (por pessoa) de até R$ 1.380, sendo obrigatória a sua solicitação para quem optou por se pré-inscrever para as cotas (Lei Estadual nº 5.346/2008 e nº 8.121/2018). 

Vagas e Cursos

O Vestibular 2022/1 tem oferta de 7.594 vagas em cursos superiores a distância (EaD). As oportunidades são para as instituições que constituem o consórcio: Cefet-RJ, UENF, UERJ, UFF, UFRJ, UniRio e UFRRJ. 

As oportunidades são para 17 cursos superiores gratuitos: História, Ciências Biológicas, Física, Geografia, Letras, Matemática, Pedagogia, Química, Turismo, Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção, Engenharia Meteorológica, Sistemas de Computação, Gestão de Turismo e Segurança Pública. 

Cotas - apenas para vagas da UERJ e UENF

As cotas destinam-se aos candidatos que se encaixarem em um dos casos a seguir e que tenham feito a pré-inscrição até 26 de setembro:

  • Estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas
  • Negros ou indígenas
  • Pessoas com Deficiência
  • Filho de policiais civis e militares, bombeiros militares e inspetores de segurança e administração penitenciária que foram mortos ou incapazes em razão do serviço

Ações Afirmativas - para cursos da UFRRJ

Estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas. Caso não tenha solicitado a isenção, fica a critério do candidato utilizar ou não a nota do Enem na seleção. 

Ações Afirmativas - para cursos da UFRJ, UFF, UNIRIO e CEFET

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas. É obrigatório ter feito o Enem para se inscrever nas ações afirmativas para UFRJ, UFF, UNIRIO e CEFET, exceto se o candidato tiver solicitado a isenção da taxa de inscrição.

- Oportunidades para professores

UFF e UNIRIO reservam 20% das vagas de suas licenciaturas para professores da rede pública de ensino (municipal, estadual ou federal), já na UFRJ a reserva é de 10%.

- Curso de Tecnologia em Segurança Pública

As vagas do curso de Tecnologia em Segurança Pública são exclusivas para profissionais da ativa da Segurança Pública (policiais civis e militares do Estado do Rio de Janeiro, guardas municipais, agentes penitenciários, bombeiros, policiais rodoviários federais, policiais federais, membros das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), agentes portuários e policiais civis e cilitares de outros estados).

Enem

As instituições destinam parte de suas oportunidades para o ingresso pelas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Veja quais as edições aceitas por cada instituição:

  • UENF, UFRJ, UNIRIO E CEFET/RJ: 2018, 2019 ou 2020
  • UFRRJ: 2017, 2018, 2019 ou 2020
  • UFF: 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018, 2019 ou 2020 

A distribuição das vagas também é diferente para cada instituição. O resultado do ingresso pelo Enem será divulgado em 11 de novembro. 

Vestibular

O cartão com os locais de prova ficará liberado para consulta de 6 a 10 de dezembro, pelo site da seleção. 

O Vestibular do Cederj será realizado em 12 de dezembro, a partir das 10h. As provas serão compostas por uma redação e 45 questões objetivas sobre Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Estrangeira (Espanhol ou Inglês), Biologia, Física, Matemática, Química, Geografia e História.

As notas das provas objetivas serão divulgadas em 16 de dezembro, já a pontuação da redação será publicada no dia 23 seguinte. 

O resultado final do Vestibular do Cederj será divulgado em 7 de janeiro de 2022. A previsão é de que três reclassificações sejam feitas em 14, 19 e 24 de janeiro. 

Mais informações no edital e pelo site do Vestibular.

Relacionados
O Cederj divulgou hoje, 18 de outubro, o resultado dos pedidos de isenção e pré-inscrição em cotas e ações afirmativas do Vestibular 2022/1
Está aberto o prazo para solicitações de isenção e cotas do Vestibular 2022/1 do Cederj. Pedidos seguem até 26 de setembro.
Entenda como funcionam os cursos gratuitos e a distância do Senac e saiba como conseguir uma vaga. Veja também as opções de bolsas de estudo.
A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) adiou para o dia 20 de março a aplicação das provas do Vestibular 2022.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES