A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) anunciou nesta sexta-feira, 22 de outubro, que adiou para o dia 20 de março a aplicação das provas do Vestibular 2022. Inicialmente, as provas estavam marcadas para 20 de fevereiro.
O motivo do adiamento não foi divulgado. A Uerj informou apenas que outras novidades serão anunciadas, incluindo “a realização de um antigo sonho dos candidatos”, mas não informou qual seria.
O vestibular terá um exame único, assim como aconteceu no último processo seletivo. Com isso, os candidatos deverão fazer uma redação e responder 60 questões objetivas, divididas em Biologia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira – Espanhol, Francês e Inglês, Língua Portuguesa/Literatura, Matemática e Química.
A Uerj manteve a indicação de obra literária anterior: “Os Sonetos”, de Luiz de Camões. Para a prova de redação foi feita uma consulta pública e o livro escolhido foi “Uma janela em Copacabana”, de Luiz Alfredo Garcia-Roza.
As inscrições do Vestibular 2022 serão abertas na segunda quinzena de dezembro. Entre os dias 28 e 30 de setembro, a Uerj recebeu pedidos de isenção da taxa de inscrição. O resultado das solicitações será divulgado no dia 29 de outubro.