Cederj 2018/2: aberto prazo para isenção de taxa e pré-inscrição em cotas

Vestibular vai oferecer vagas em cursos a distância em 32 polos no estado do Rio de Janeiro.
Em 20/03/2018 10h25 Por Adriano Lesme

Crédito da Imagem: Cederj
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj) está recebendo pedidos de isenção da taxa de inscrição e pré-inscrição no sistema de cotas e Ação Afirmativa do Vestibular 2018/2. O prazo vai até 30 de março.

Solicite aqui a isenção e pré-inscrição em cotas

Podem solicitar isenção de taxa os candidatos cuja renda bruta familiar mensal não ultrapasse R$ 1.429 por pessoa. Os estudantes do Pré-Vestibular Social (PVS) do Cederj estão automaticamente isentos da taxa.

Cotas

O sistema de cotas é exclusivo para candidatos de baixa renda (o limite é o mesmo da isenção) e que são negros, indígenas, alunos da rede pública, pessoas com deficiência ou filhos de policiais civis e militares, bombeiros militares e inspetores de segurança e administração penitenciária, mortos ou incapacitados em razão do serviço.

Os candidatos do sistema de cotas devem, obrigatoriamente, solicitar a isenção da taxa. Para o sistema de cotas são oferecidas vagas nos seguintes cursos de licenciatura a distância:

- Ciências Biológicas
- Geografia
- Pedagogia
- Química oferecidos pela UERJ e pela UENF

Ação Afirmativa

A Ação Afirmativa é para candidatos que concluíram todo o ensino médio na rede pública, que fizeram o Enem 2017 e que desejam concorrer às vagas dos cursos das universidades e centros federais, como prevê a Lei de Cotas.

Os estudantes do PVS Cederj e professores da rede pública de ensino também podem participar do sistema de cotas e Ações Afirmativas.

As opções de cursos para quem fizer a pré-inscrição no sistema de cotas e Ações Afirmativas são: Administração, Administração Pública, Engenharia de Produção, Licenciatura em Ciências Biológicas, licenciaturas em Física, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Química e Turismo, Tecnologia em Sistemas da Computação, Tecnologia em Segurança Pública, Tecnologia em Gestão de Turismo.

Resultado

Os requisitos e documentos exigidos para isenção e pré-inscrição no sistema de cotas e Ação Afirmativa estão no Edital. O resultado será divulgado no dia 26 de abril, com prazo de dois dias para recursos.

Os candidatos beneficiados com a isenção e/ou cotas deverão confirmar sua inscrição entre os dias 26 de abril e 10 de maio. Os estudantes não isentos deverão pagar a taxa até 11 de maio. No último vestibular, a taxa foi de R$ 85.

O Consórcio Cederj reúne oito instituições públicas de ensino superior localizadas no Rio de Janeiro: CEFET, IFF, UENF, UERJ, UFF, UFRJ, UFRRJ e UNIRIO. Mais informações no e-mail vestibular@cecierj.edu.br e no Edital.