Em 03/12/2007 04h19 , atualizado em 24/09/2013 18h19

Perfil dos alunos de ensino a distância

Ensino a Distância (EaD)

Por Marla Rodrigues
Nos cursos de EAD, a internet é parcela responsável da obtenção do diploma
Nos cursos de EAD, a internet é parcela responsável da obtenção do diploma
PUBLICIDADE

Os cursos de ensino a distância são voltados para aqueles que estão fora das áreas concentradas de escolas e universidades, além de ajudar aqueles outros que estão em um centro urbano, mas que não dispõem de tempo, meio de transporte, que moram longe ou que não têm uma rotina fixa. Os cursos levam em conta o público a que se direciona, levantando dados sobre idade, perfil cultural e socioeconômico. A partir destas informações são produzidas metodologias pedagógicas e pensados os recursos didáticos que serão úteis como mídias e softwares. Tudo isso é realizado por uma equipe de pedagogos, comunicadores e especialistas em informática.

A internet facilitou muito na divulgação, reconhecimento e metodologia de ensino dos cursos. Hoje, a maioria deles usa a internet como principal instrumento de trabalho. Por tratar com tecnologia, os professores têm que ser preparados de forma a ensinar satisfatoriamente os alunos na condição em que se encontram: longe. Os cursos são vários, existem até aqueles que ensinam professores a darem aulas a distância em cursos a distância.

Os alunos que se prestam a encarar um estudo “virtual” devem estar certos de que podem administrar bem o tempo que tem, além de ter um perfil dinâmico, independente e disciplinado. Por mais que os cursos ofereçam suporte de professores, é preciso ter em mente que esse tipo de método exige que o aluno seja um tanto quanto autodidata.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Artigos Relacionados
O Censo da Educação Superior 2019 foi divulgado hoje (23). Balanço registrou crescimento significativo em matrículas de cursos superiores a distância.
A UESPI/UAPI abre inscrições do Vestibular 2018/2 para cursos a distância. Interessados podem se inscrever até o dia 18 de maio. São oferecidas 3 mil vagas.
A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) publicou o resultado do Vestibular 2018 dos cursos a distância, no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB).
Cederj está recebendo pedidos de isenção da taxa de inscrição e pré-inscrição no sistema de cotas e Ação Afirmativa do Vestibular 2018/2. O prazo vai até 30 de março.
A UFPR publicou a lista de estudantes aprovados no Vestibular 2017 EaD, as matrículas serão recebidas até dia 31.
O Cederj divulgou hoje (3) os resultados da isenção e cotas do Vestibular 2017/2. Os candidatos terão dois dias para entra com recursos.
FGV Online publicou os locais de prova do Vestibular 2017/1 dos cursos tecnológicos a distância.
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) publicou o resultado do Vestibular 2016 da modalidade Educação a Distância (EaD).
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES