Área digital: especialista indica 5 profissões para o futuro

Especialista destaca que essas novas profissões, como Inteligência Artificial, devem moldar cenário do mercado de trabalho
Em 21/03/2024 15h07 , atualizado em 22/03/2024 10h26 Por Silvia Tancredi

5 profissões digitais para o futuro
Novas carreiras atendem necessidades globais
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Inteligência Artificial (IA) já é uma das áreas mais promissoras. Além dela, Experiência do Usuário (UX) e cibersegurança entram na lista de profissões digitais que devem ter alta procura no futuro.

Para atuar na área digital, o profissional não necessariamente precisa ter formação em cursos de tecnologia, como, por exemplo, Tecnologia da Informação (TI) e Engenharia de Software, mas a recomendação é que o trabalhador fique ligado às tendências e se especialize cada vez mais.

Adriana Hassin, Gerente Executiva de Consultoria Pedagógica no SAS Educação, comenta que, à medida que a sociedade avança rapidamente em direção a uma era cada vez mais digitalizada, novas profissões emergem, moldando o cenário profissional do futuro.

"Estamos testemunhando uma revolução nas carreiras, impulsionada pela tecnologia, inovação e mudanças nas necessidades globais", reforça a especialista. 

A profissional salienta, ainda, que a cultura digital é uma necessidade do mercado de trabalho e das profissões do século XXI bem como uma das competências gerais da Base Nacional Curricular Comum (BNCC).

Adriana Hassin/Crédito: divulgação

5 profissões digitais para o futuro

Adriana Hassin lista abaixo cinco profissões ligadas à area digital que devem estar em alta no futuro. Confira, também, os cursos relacionados a essas carreiras.

1) Experiência do Usuário (UX)

A especialista ressalta que é cada vez mais importante a experiência do usuário em produtos e serviços digitais, e os designers de UX, por exemplo, estão na linha de frente da criação de interfaces intuitivas e envolventes.

"Os profissionais de UX desempenham um papel crucial na garantia de que a tecnologia seja acessível e fácil de usar para todos. Além disso, para o desenvolvimento de uma cultura digital, faz-se necessário que as escolas ensinem aos alunos como utilizar ferramentas novas de forma adequada e ética"

Adriana Hassin

Cursos ligados à área de UX

Profissão de UX estará em alta no futuro

2) Cibersegurança

Para a especialista do SAS Educação, os profisisonais ligados à cibersegurança tornam-se essenciais para proteger informações sensíveis e garantir a integridade dos sistemas.

"Como as ferramentas digitais dependem de humanos, outros conseguem desvendar os algoritmos e criar ameaças. Por isso, há cada vez mais a necessidade de profissionais com a capacidade de analisar criticamente os problemas", acredita.

Segundo Adriana, a segurança da informação é uma prioridade máxima, e profissionais nesse campo estão na demanda para mitigar riscos e fortalecer as defesas digitais.

Cursos ligados à área de Cibersegurança

Cibersegurança também estará em alta no futuro

3) Saúde Digital

Na opinião da especialista Adriana, a telemedicina, registros eletrônicos de saúde e a integração de tecnologias inovadoras na área da saúde estão redefinindo a forma como a assistência médica é prestada.

"Especialistas em saúde digital desempenham um papel crucial na implementação e otimização dessas tecnologias, melhorando a eficiência e a acessibilidade dos serviços de saúde. Todas essas profissões, e outras, estão em sintonia com o mundo desafiador de hoje, onde novas profissões surgem rapidamente, enquanto as mais clássicas são impactadas pelas novas tecnologias" 

Adriana Hassin

Cursos ligados à área de Saúde Digital

Haverá grande demanda de profissionais da Saúde digital no futuro

4) Economia Verde

A especialista revela que o investimento na transição verde e na mitigação das mudanças climáticas estão impulsionando a transformação do setor e abrindo novas oportunidades no mercado de trabalho.

"Espera-se que os efeitos mais fortes de criação líquida de empregos sejam impulsionados por investimentos que facilitem a transição verde das empresas, com mais da metade dos entrevistados esperando que isso aconteça", comenta.

Cursos ligados à área de Economia Verde

Cursos de Engenharia estão ligados à área de economia verde

5) Inteligência Artificial (IA)

Com o crescente papel da IA em diversos setores, desde medicina até agronomia, a demanda por especialistas em IA continua a aumentar.

"Profissionais capazes de desenvolver algoritmos avançados, implementar soluções de aprendizado de máquina e compreender os princípios éticos da inteligência artificial tornam-se peças-chave nas organizações", enfatiza a profissional. 

Na opinião de Adriana Hassin, o mundo corporativo está à procura de pessoas para aprimorar cada vez mais o algoritmo, não para substituir as profissões, mas para ajudá-los a otimizar o tempo no trabalho do dia a dia.

Cursos ligados à área de IA

A grande procura por profissionais da área de IA já é uma realidade

Leia também: Especialistas listam 5 carreiras em alta para 2024