Whatsapp
Em 08/04/2021 14h36 , atualizado em 08/04/2021 14h39

Abertas inscrições para Olimpíada de História do Brasil 2021

Notícias

Podem participar estudantes e professores do 8º e 9º ano dos ensinos fundamental e médio Por Silvia Tancredi
PUBLICIDADE

Já começaram as inscrições para a 13ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). Os interessados podem se inscrever até o dia 23 de abril. A ONHB é um projeto da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Inscreva-se Olimpíada Nacional em História do Brasil 2021

O valor da taxa de inscrição para equipes de escolas públicas é de R$58,00. Já para turmas de escolas particulares, R$118. 

Cada equipe deve ser formada por um professor de História e três alunos. Podem se inscrever estudantes e professores do 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio. 

Seleção

Em razão da pandemia do coronavírus, a olimpíada será pela internet. Segundo a coordenadora da ONHB e professora da Unicamp, Cristina Meneguello, essa medida é necessária por causa do momento atual de pandemia. 

“Neste momento, não temos segurança sanitária para planejar uma final presencial com a reunião de mais de mil pessoas. Vamos acompanhar o desenrolar desta questão ao longo do ano”, comenta. 

Leia também: como participar de olimpíadas científicas

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Fases 

A 13ª Olimpíada Nacional em História do Brasil contará com seis fases, as quais devem começar no dia 3 de maio e terminar no dia 12 de junho. Cada etapa terá duração de uma semana.

Em cada fase, as equipes deverão responder questões de múltipla escolha e fazer tarefas. Essas atividades podem ser realizadas com base em debate com os colegas, pesquisa em livros, internet, documentos, orientação do professor, etc.

Saiba tudo sobre História do Brasil

A relação de aprovados para a fase final será divulgada no dia 17 de junho. A ONHB 2021 premiará as equipes e  escolas participantes baseando-se no resultado ponderado do desempenho das equipes nas fases online e nas provas da fase final

Premiação

Todas as equipes receberão certificados. Os grupos que forem para a fase final também contarão com medalhas de ouro, prata, bronze e “cristal” e troféus para as escolas.

Para mais detalhes, acesse o regulamento da 13ª Olimpíada Nacional em História do Brasil.

Relacionados
Saiba como participar de Olimpíadas Científicas ou Escolares. Descubra como participar das olimpíadas de Matemática, História, Geografia, Astronomia, Biologia, Física, Química e Língua Portuguesa no Brasil. Como se inscrever, como são as provas e muito mais.
As Olimpíadas de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) reabriram suas inscrições até 30 de abril. Escolas são responsáveis pelo cadastro dos alunos.
A Olimpíada de Língua Portuguesa 2021 está com as inscrições abertas. Prazo vai até 30 de abril.
Universidades começam a separar vagas para participantes de olimpíadas de conhecimento. Saiba quais as olimpíadas aceitas e como participar.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES