Química Industrial

Por Gabriele Pires Alves

Química a favor do desenvolvimento das indústrias
Química a favor do desenvolvimento das indústrias
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Química Industrial é primordial para o desenvolvimento da indústria. O profissional é facilmente absorvido pelo mercado, pois o químico pode atuar em qualquer indústria que se utilize de processos químicos, como combustíveis, álcool, plásticos, alimentos, metalúrgica e petroquímica.

Cabe ao químico industrial pesquisar a natureza e as propriedades de transformação das substâncias. Entre as funções desse profissional está a de zelar pela qualidade de vida da população.

Ele tem uma série de atividades. Além de desenvolver produtos novos, faz o controle de qualidade, desenvolve projetos de processamento, supervisiona a operação e a manutenção de equipamentos, além de tratar os resíduos industriais a fim de evitar danos ao meio ambiente. O químico industrial pode se envolver também com a definição da embalagem no processo de comercialização do produto até a venda.

O setor petroquímico promete crescimento. Há também boas expectativas para as consultorias ambientais, que trabalham com reciclagem de produtos e reaproveitamento de embalagens. A melhor chance para os recém-formados montarem seu negócio próprio está nessa área da Química Industrial.

Os empregos estão concentrados nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.Já os salários estão em torno de R$ 2,1 mil.

No curso são vistas matérias como Química, Física, Biologia, Matemática, Computação, Administração, Tecnologia Química, Expressão Gráfica, Cálculo, Físico-Química, Equações Diferenciais, Análise Instrumental, Balanços de Massa e Energia, Ciência dos Materiais, Mineralogia e Geoquímica, Tecnologia de Alimentos, Tecnologia de Polímeros e Fibras, Tratamento de Efluentes e Ciências do Ambiente.

Experiência
Conheça Karina Godarth, que fala das dificuldades de se cursar Química Industrial na UFF.

Instituições

Região Nordeste
Bahia: IFBA
Maranhão: UFMA
Paraíba: UEPB; UFPB
Pernambuco: UFPE
Sergipe: UFS

Região Norte
Amazonas: UFAM
Pará: UFPA

Região Centro-Oeste
Goiás: IFG; UEG
Mato Grosso do Sul: UEMS

Região Sudeste
Minas Gerais: UFOP; UFU; UNIFEG
Rio de Janeiro: UFRJ; UFF
São Paulo: USP; Unifesp; USF; FOC; FIMI

Região Sul
Paraná: UTFPR; UNIPAR
Rio Grande do Sul: UFRGS; UFPel; UFSM; ULBRA; UNISC; UNIVATES
Santa Catarina: UNISUL

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)